Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40016

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Andréa Tereza Brito-
dc.contributor.authorMOURÃO, Carlos Antonio Fontenele-
dc.date.accessioned2021-04-28T22:33:21Z-
dc.date.available2021-04-28T22:33:21Z-
dc.date.issued2019-03-28-
dc.identifier.citationMOURÃO, Carlos Antonio Fontenele. Literatura surda: um currículo em fabricação. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40016-
dc.description.abstractNossa pesquisa se volta à análise do cotidiano do Curso de Licenciatura em Letras/Libras, na modalidade presencial, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campi Florianópolis, na busca de compreender a fabricação do currículo de Literatura Surda articulado nesse espaço. Essa escolha se justifica pela necessidade que sentimos como docente atuante na área de Literatura de um Curso de Licenciatura em Letras/Libras, o que nos impôs a lidar com a dúvida conceitual gerada pelo pouco suporte teórico-acadêmico a nosso alcance, para lidar com essa literatura. A observação do trabalho docente e a investigação entre os discentes e os demais agentes que compõem esse curso são ações principais de nosso olhar etnográfico para o cotidiano desse espaço. Embora a sala de aula, e especificamente as aulas da disciplina de Literatura Surda I, seja nosso ponto de investigação mais importante, outras esferas também são consideradas em nossa pesquisa, como a presença do tema dentro da Universidade que o abriga e a influência externa contextualizada com as novas mídias e eventos ligados à Literatura Surda nesse contexto. Trata-se de um trabalho etnográfico da observação do cotidiano, para o qual articulamos o pensamento de Michel de Certeau, aos teóricos da Literatura: Lúcia Santaella, Lourival de Holanda, Terry Eagleton, entre outros; além dos autores que compõem os chamados estudos culturais surdos: Cláudio Mourão, Rachel Sutton e Ronice Quadros. Servimo-nos de instrumentos de abordagem, em grande parte, qualitativa, em que utilizamos entrevistas semiestruturadas e entrevistas ocasionais, questionários e observação participativa. Os resultados apontam que a ideia de Literatura Surda caminha de forma inicial para uma solidificação teórica no ambiente acadêmico, o que se reflete na formação de professores e no status do espaço ocupado por esse tema na Universidade. É portanto um tema em fabricação e nosso principal objetivo é entender os caminhos que essa fabricação está percorrendo.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleLiteratura surda : um currículo em fabricaçãopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSOUSA, Wilma Pastor de Andrade-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0765050250345864pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2247700805465174pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxOur research turns to the daily analysis of the Curso de Licenciatura em Letras/Libras, in the presential modality of the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianopolis campi, in the quest to understand the fabrication of the Deaf Literature curriculum articulated in this space. This choice is justified by the need we feel as a teacher working in the Literature area of a Curso de Letras/Libras, which has forced us to deal with the conceptual doubt generated by the lack of theoretical and academic support within our reach to deal with this literature. The observation of the teaching work and the investigation among the students and the other agents that compose this course are main actions of our ethnographic look at the daily life of this space. Although the classroom, and specifically the classes in the discipline of Literatura Surda I, is our most important research point, other spheres are also considered in our research, such as the presence of the subject within the University that shelters it and external contextualized influence with the new media and events related to the Deaf Literature in this context. It is an ethnographic work of daily observation, to which we articulate the thought of Michel de Certeau, to the theorists of literature: Lúcia Santaella, Lourival de Holanda, Terry Eagleton, among others; besides the authors that make up the so-called deaf cultural studies: Cláudio Mourão, Rachel Sutton and Ronice Quadros. We use instruments that are largely qualitative, in which we use semi-structured interviews and occasional interviews, questionnaires and participatory observation. The results point out that the idea of Deaf Literature initially leads to a theoretical solidification in the academic environment, which is reflected in the training of teachers and the status of the space occupied by this subject in the University. It is therefore a theme in manufacturing and our main objective is to understand the paths that this manufacturing is going through.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3612610440692880pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Carlos Antonio fontenele Mourão.pdf4,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons