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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3998

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Título: A simetria de reflexão: elementos de concepções mobilizadas por alunos do ensino fundamental
Autor(es): MELO, Diógenes Maclyne Bezerra de
Palavras-chave: Modelo ck¢; Concepção; Simetria de reflexão; Modelização
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maclyne Bezerra de Melo, Diógenes; Maria da Silva Lima, Iranete. A simetria de reflexão: elementos de concepções mobilizadas por alunos do ensino fundamental. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: Esta pesquisa se inscreve na problemática da modelização de conhecimentos, em particular, ao estudo das concepções que os alunos do ensino fundamental mobilizam quando resolvem problemas de simetria de reflexão. Para realizar o estudo, utilizamos o Modelo cK¢ (BALACHEFF, 1995) que é ancorado na Teoria das Situações Didáticas (BROUSSEAU, 1998). As concepções dos alunos foram analisadas a partir das estruturas de controle. Inicialmente, estudamos a simetria de reflexão do ponto de vista do ensino, a saber, livros didáticos e documentos que orientam o ensino do objeto matemático estudado. A pesquisa está baseada, também, nos resultados de pesquisas sobre a temática abordada (GRENIER, 1988 e LIMA, 2006). Os resultados dos estudos realizados subsidiaram a escolha dos problemas propostos na experimentação e na análise a priori, bem como a construção dos instrumentos de coleta e análise dos dados. A experimentação foi implementada com 51 alunos do 9° ano de escolas das redes pública, municipal e estadual de ensino do agreste pernambucano. Os estudantes resolveram problemas de construção e de identificação de figuras simétricas em relação a um eixo de simetria. A pesquisa confirma resultados de estudos precedentes como, por exemplo, os alunos mobilizaram controles ligados a direção vertical e horizontal, independentemente da orientação do eixo de simetria. Controles ligados à conservação de forma e de tamanho das figuras também foram bastante mobilizados pelos alunos, isso dá indícios de que as respostas estão baseadas na visualização das figuras
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3998
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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