Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39779

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBELLEMAIN, Paula Moreira Baltar-
dc.contributor.authorSANTOS, Valéria Aguiar dos-
dc.date.accessioned2021-04-15T00:33:00Z-
dc.date.available2021-04-15T00:33:00Z-
dc.date.issued2019-04-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Valéria Aguiar dos. Comprimento e perímetro em livros didáticos de matemática do ensino fundamental : uma análise sob a ótica da teoria antropológica do didático. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39779-
dc.description.abstractO objetivo dessa pesquisa foi investigar a abordagem de comprimento e perímetro em livros didáticos de matemática do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental, sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático-TAD. A fundamentação teve como suporte a TAD, desenvolvida por Yves Chevallard e seus colaboradores e apoia-se no modelo segundo o qual comprimento e perímetro são considerados como grandezas, em analogia ao modelo desenvolvido por Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian para o ensino da área de figuras planas. Do ponto de vista metodológico, inicialmente, entre os livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático, foram identificadas as coleções aprovadas de mesmos autores, nos níveis de 1º ao 3º ano, 4º e 5º ano e 6º ao 9º ano. Dentre essas, foi escolhida aquela mais adotada, segundo os dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE. Foi realizada uma análise documental de textos de orientação curricular, de guias de livros didáticos e dos livros escolhidos de 1º ao 9º ano. Ao longo dos nove volumes, foram analisadas as Praxeologias Matemáticas e Didáticas relativas a comprimento e perímetro, bem como as conexões desses objetos com outros assuntos matemáticos e não matemáticos. Nossos resultados mostram que ao longo de todo o ensino fundamental o principal habitat dos objetos comprimento e perímetro é o domínio das Grandezas e Medidas, mas a existência desse domínio é mais clara na etapa de 1º ao 5º ano. Os capítulos nos quais esses objetos são estudados situam-se quase sempre na segunda metade do livro e há fortes conexões do comprimento e do perímetro com objetos de outros domínios como o da geometria e o dos números e operações, como também, as conexões no uso dos números decimais, dos deslocamentos, distanciamentos, na vida e no uso social, na geografia, esportes, entre outros.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Matemática – grandezas geométricaspt_BR
dc.subjectTeoria Antropológicapt_BR
dc.subjectMatemática – ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleComprimento e perímetro em livros didáticos de matemática do ensino fundamental : uma análise sob a ótica da teoria antropológica do didáticopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3851769733529550pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1264702708331679pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this research was to investigate the length and perimeter approach in mathematic textbooks from the first to the 9th years of elementary school, under the perspective of the Anthropological Theory of Didactics-TAD. The theses was supported by TAD, developed by Yves Chevallard and his collaborators and It is supported by the model according to which length and perimeter are considered to be quantities, in analogy to the model developed by Régine Douady and Marie-Jeanne Perrin-Glorian used to teach the area of flat figures. From the methodological point of view, initially, among the textbooks approved by the National Textbook Program, the approved collections of the same authors identified, at the levels of the first to the 3rd year, 4th and 5th year and sixth to the 9th year. Among these, the most chosen, according to data from the National Fund for the Development of Education - FNDE. A documentary analysis of curricular guidance texts, textbook guides and books chosen from first to 9th grade, it was seen. Throughout the nine volumes, Mathematical and Didactic Praxeologies related to length and perimeter were analyzed, as well as the connections of these objects with other mathematical and non mathematical subjects. Our results show that throughout primary education, the main habitat for objects of length and perimeter is the domain of Quantities and Measures, but the existence of that is clearer in the 1st to 5th year stages. The chapters in which these objects are studied are located almost always in the second half of the book and there are strong connections of length and perimeter with objects from other domains such as geometry and numbers and operations, as well as connections using decimal numbers, displacements, distances, in life and social use, in geography, sports, and among others.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Valéria Aguiar dos Santos.pdf5,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons