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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39444

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Edilson Fernandes de-
dc.contributor.authorARAÚJO, Wilma Simone de-
dc.date.accessioned2021-03-22T15:37:26Z-
dc.date.available2021-03-22T15:37:26Z-
dc.date.issued2020-08-31-
dc.identifier.citationARAÚJO, Wilma Simone de. Saberes do Sítio Arqueológico do Catimbau: uma investigação a partir da Escola Antônio de Barros Sampaio, Buíque-PE. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39444-
dc.description.abstractA presente dissertação busca identificar, através das memórias escolares, quais saberes sobre o patrimônio arqueológico presente na região circulavam o ambiente escolar da Vila do Catimbau na década de 1980. A Vila fica localizada no município de Buíque, no agreste de Pernambuco, e é a principal porta de entrada para os sítios arqueológicos do Catimbau. Nossa investigação partiu da Escola Municipal Antônio de Barros Sampaio, primeira escola pública da Vila, fundada, segundo os moradores da comunidade, em 1948, mas que só teve autorização da Secretaria Estadual de Educação para funcionamento do curso de 1º grau em 1982. Utilizamos de fontes documentais (Diários de Classe) e, a partir da análise de tais documentos,selecionamos e entrevistamos estudantes e professoras. Escolhemos a História Oral aliada à Análise de Conteúdo como aportes metodológicos para a realização da investigação. A presente pesquisa traz uma contribuição sobre a história da educação da Vila do Catimbau, ao longo do texto relatamos o início do povoamento, as lembranças dos primeiros professores e do desenvolvimento da escola Antônio de Barros Sampaio, os saberes presentes na escola e a relação com o patrimônio histórico ali presente. Constatamos a ausência do reconhecimento dos saberes locais e da importância do próprio território. A presença dos registros rupestres e das cavernas chamados pela população local como pedras pintadas não são tratados como algo relevante. Os saberes mais presentes no espaço escolar são aqueles formulados com o intuito da civilização, sobretudo aqueles que servem para preparação da força de trabalho. Concluímos que os saberes sobre o patrimônio arqueológico não estavam sendo construídos na escola, durante o período histórico estudado, mas, sim, nas relações informais que também são educativas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccess*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectSaberes pedagógicospt_BR
dc.subjectUFPE – Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleSaberes do Sítio Arqueológico do Catimbau : uma investigação a partir da Escola Antônio de Barros Sampaio, Buíque-PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0577803710352806pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3329563140947244pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation seeks to identify through school memories, what knowledge about the archaeological heritage present in the region circulated in the school environment of Vila do Catimbau in the 1980s. The Vila is located in the municipality of Buíque in the countryside of Pernambuco and is the main gateway to the archaeological sites of Catimbau. Our investigation came from the Antônio de Barros Sampaio Municipal School, the first public school in the Vila, founded, according to the residents of the community in 1948, but which was only authorized by the State Education Secretariat for the functioning of the 1st degree course in 1982. We used sources documents (Class Diaries) and from the analysis of such documents, we selected and interviewed students and teachers. We chose Oral History combined with Content Analysis as methodological contributions to carry out the investigation. This research brings a contribution on the history of education in Vila do Catimbau, throughout the text we report the beginning of settlement, the memories of the first teachers and the development of the Antônio de Barros Sampaio school, the knowledge present in the school and the relationship with the historical heritage present there. We note the lack of recognition of local knowledge and the importance of the territory itself. The presence of cave records and caves called by the local population as painted stones are not treated as relevant. The knowledge most present in the school space are those formulated for the purpose of civilization, especially those that serve to prepare the workforce. We conclude, that the knowledge about the archaeological heritage was not being built in the school, during the studied historical period, but in the informal relations that are also educational.pt_BR
dc.description.abstractxEsta disertación busca identificar a través de los recuerdos escolares, qué conocimiento sobre el patrimonio arqueológico presente en la región circuló en el entorno escolar de Vila do Catimbau en la década de 1980. La Vila está ubicada en el municipio de Buíque en el campo de Pernambuco y es la principal puerta de entrada a los sitios arqueológicos de Catimbau. Nuestra investigación provino de la Escuela Municipal Antônio de Barros Sampaio, la primera escuela pública en el pueblo, fundada, según los residentes de la comunidad, en 1948, pero que solo fue autorizada por la Secretaría de Educación del Estado para el funcionamiento del curso de primer grado en 1982. El marco de tiempo de la investigación toma en cuenta la documentación encontrada en los archivos escolares que se refiere a la década de 1980 y también el hecho de que en este período el Plan Sectorial para el Deporte y la Educación Nacional pone a la educación rural como la primera línea prioritaria, para ampliar la oferta y reconocer la realidad local de estas áreas. Al igual que el Plan Sectorial, el Plan de Educación del Estado en ese momento trajo la idea de expandir la oferta y la calidad de la educación, reforzando la idea de participación de la comunidad local. Por lo tanto, utilizamos fuentes documentales (diarios de clase) y del análisis de dichos documentos, seleccionamos y entrevistamos a estudiantes y profesores de la época. Elegimos Historia oral combinada con Análisis de contenido como contribuciones metodológicas para llevar a cabo la investigación.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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