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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39416
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Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | SILVA, Eduardo Duarte Gomes da | - |
| dc.contributor.author | FERREIRA, Bruno Alves | - |
| dc.date.accessioned | 2021-03-21T16:35:53Z | - |
| dc.date.available | 2021-03-21T16:35:53Z | - |
| dc.date.issued | 2019-02-22 | - |
| dc.identifier.citation | FERREIRA, Bruno Alves. Lugar-nenhum: a experiência impossível da morte no documentário. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39416 | - |
| dc.description.abstract | A partir de uma análise fenomenológica tenta-se compreender o que o espectador experiencia quando assiste alguém morrer em câmera num documentário. Partimos da hipótese de que a imagem da morte real é uma representação impossível que realça inadvertidamente os limites do paradigma representativo. Análisamos quatro filmes contando morte reais; Ônibus 174, Titicut Follies, Homem Urso e Carta de uma cerejeira amarela em flor. Cada um a sua maneira tenta ensejar um diálogo com os domínios da imagem de morte através de artifícios estilísticos, na tentativa de transmitir um pathos associada à morte. Durante a dissertação, tentamos operar um deslocamento de um paradigma representativo para outro no qual o espectador se torna indistinguível da experiência fílmica que atravessa, enquanto, simultaneamente tentamos mergulhar na ontologia fundante de toda imagem cinematográfica: o vazio e a morte contida em todos seus quadros. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Documentário | pt_BR |
| dc.subject | Morte | pt_BR |
| dc.subject | Fenomenologia | pt_BR |
| dc.subject | Ontologia do filme | pt_BR |
| dc.subject | Experiência | pt_BR |
| dc.title | Lugar-nenhum : a experiência impossível da morte no documentário | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7589051658325640 | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9124646423472615 | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
| dc.description.abstractx | Through a phenomenological analysis we try to understand what the spectator experiences when he watches someone die on camera in a documentary. We assume that the image of a real death is an impossible representation that unintendedly hightlights the limits of the representation paradigm. We analyse four films containing real deaths; Bus 174, Titicut Follies, Grizzly Man, Letter from a Yellow Cherry Blossom. Each one, in their own way, tries to stablish a dialogue with the domains of death's image through artistical artifices, in the attempt to deliver a pathos associated with death. During the dissertation, we try to operate a shift from a representational paradigm to another where the spectator becomes undistinguished from the film he experiences, while simultaneously, we try to dive into the ontological basis of every film image: the emptyness and death contained in all frames. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Comunicação | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO Bruno Alves Ferreira.pdf | 2,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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