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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39344
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Título: | A relação entre educação e sabedoria a partir da tradição Hare Krishna : caminhos para pedagogia consciencial |
Autor(es): | CORRÊA, Ivan Nicolau |
Palavras-chave: | Sabedoria; Tradição (Filosofia); Consciência; Estilo de vida alternativo – Caruaru (PE); Prática de ensino – Caruaru (PE) |
Data do documento: | 19-Ago-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | CORRÊA, Ivan Nicolau. A relação entre educação e sabedoria a partir da tradição Hare Krishna: caminhos para pedagogia consciencial. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
Abstract: | A presente dissertação de mestrado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE – CAA), na linha de pesquisa: Educação e Diversidade. Consiste numa investigação que teve como objetivo refletir sobre uma experiência educativa não escolar por meio de uma pesquisa sobre a sabedoria na tradição Hare Krishna e suas traduções educativas, tendo como campo empírico: a comunidade rural chamada Ecovila Vraja Dhama, localizada na Serra dos Cavalos, Distrito de Murici, em Caruaru-PE. A questão-problema que orientou nosso itinerário epistêmico foi a seguinte: Quais as possíveis contribuições da teologia da tradição Hare Krishna e sua tradução em práticas pedagógicas na perspectiva de uma educação centrada na sabedoria? Nesta esteira indagativa, procuramos relacionar a noção de sabedoria com a educação a partir da tradição Hare Krishna, explorando as características em comum da educação e da sabedoria permeadas e entrelaçadas na teologia da tradição em estudo, realizando um diálogo teórico, epistêmico, ético e cósmico a partir das categorias: sabedoria, pedagogia consciencial e práxis pedagógica. Para tanto, percorremos um trajeto teórico-metodológico a partir da literatura védica e dos aportes interpretativos de Swami Prabhupada e Howard Resnick. Também a partir dos estudos da simbólica humana e do imaginário com Danielle Pitta, Gilbert Durand, Edgar Morin, Mircea Eliade, Rudolf Otto, bem como dos estudos pós-coloniais e do orientalismo abordados por Edward Said, pelas Epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos e pelas discussões abertas por Fritjof Capra; caminhamos também com a pedagogia libertadora de Paulo Freire e com o conceito de práxis pedagógica proposto por João Francisco de Souza. Metodologicamente, utilizamo-nos da abordagem qualitativa, tendo como esteio o Método do Caso Alargado, conforme tecido por Boaventura de Sousa Santos. Para a coleta dos dados, elegemos as técnicas da observação participante inspiradas em Maria Cecília Minayo e outros, além do diário de campo, conforme Allene Lage e da realização de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos. Para a análise dos dados, servimo-nos da análise de conteúdo, com recorte temático, em Laurence Bardin. Como resultado da investigação, constatamos que a teologia Hare Krishna e suas traduções pedagógicas na Ecovila Vraja Dhama estão articuladas com a sabedoria e a formação humana, abarcando as dimensões vivenciais, interligando os aspectos intra-inter e transpessoais dos sujeitos, das culturas e sociedades. A sabedoria da tradição védica, traduzida na comunidade Ecovila, relaciona: conhecimento, experiência e compreensão, abrangendo possibilidades de ir além da dicotomia ocidental entre razão e emoção, entre compreender e intuir, promovendo dinâmicas formativas em que o corpo tem centralidade e que o yoga serve como tessitura formativa e espiritual. Nesse desenho de formação integral, conjugam-se: a alimentação sagrada, a vivência comunitária e a noção do todo interconectado, transversalizando as subjetividades e as práticas sociais, de modo que os corpos se autoapropriam e se abrem aos demais, animados pela onipresença divina e construindo rebatimentos na produção de ações interculturais e projetos de extensão universitária em que há trocas entre os saberes acadêmicos e a tradição védica milenar. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39344 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
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