Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39247
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho de | - |
dc.contributor.author | LIMA, Mônica Suely Guerra de | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-19T15:02:59Z | - |
dc.date.available | 2021-02-19T15:02:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-27 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Mônica Suely Guerra de. Práticas pedagógicas na Escola Waldorf Rural Turmalina : um estudo de caso. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39247 | - |
dc.description.abstract | A Pedagogia Waldorf vem se firmando como proposta educacional que possibilita o desenvolvimento do sujeito em diferentes aspectos, contrapondo-se às pedagogias pautadas na mecanização e no nivelamento do ensino. No Brasil, o número de escolas Waldorf tem crescido a cada ano, ofertando uma alternativa de educação pautada num modelo de ensino mais humano. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como se constituem as práticas pedagógicas desenvolvidas na Escola Waldorf Rural Turmalina (EWRT). Para tratarmos das práticas pedagógicas da instituição e melhor compreender as questões propostas na pesquisa optamos pela abordagem qualitativa através de um estudo de caso. A primeira etapa da pesquisa constitui-se na análise documental, onde utilizamos para este fim o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. Escolhemos uma turma para a realização das demais etapas, que aconteceram por meio da aplicação de um questionário de caracterização voltado à professora de classe, além de entrevista semiestruturada aplicada à professora em questão, bem como a observação participante realizada na referida turma e ainda contemplando outras vivências escolares além daquelas realizadas em sala de aula, tais como: palestras, eventos, entre outras. A análise dos dados deu-se com base na técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2010). Este estudo revelou, aspectos semelhantes voltados aos princípios que regem a formação de professores relacionados à atuação em escolas Waldorf, tais como: um amplo conhecimento da ciência espiritual, a Antroposofia e a biografia humana através dos períodos que compõem o desenvolvimento humano (setênios), quando as práticas pedagógicas são adaptadas às necessidades dos estudantes naquele período da vida. Constatamos que as práticas pedagógicas se caracterizam, ainda, pelo respeito à individualidade do estudante e aos ritmos de aprendizagem necessários ao seu desenvolvimento através do corpo físico, alma e espírito. Percebemos que a arte é um elemento forte nas práticas aqui tratadas e costura todo o processo de ensino e aprendizagem transitando em várias disciplinas. A gestão da escola é outro elemento a se destacar, visto que a organização associativa da instituição desvincula-se da ideia de escola como prestadora de serviço, e faz surgir uma gestão horizontal onde pais, professores e a comunidade escolar têm ampla participação nas decisões tomadas em colegiado, bem como na organização da escola. A escola investigada apresenta a dimensão social como uma característica essencial de suas práticas, vivenciada por meio do trabalho de campo, um trabalho relacionado à terra, à agricultura, atividades envolvendo a natureza e a organização de um entorno educativo que oportuniza às crianças e aos adolescentes a construção de suas aprendizagens por meio de lugares pedagógicos para além da sala de aula. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Unidade de Ensino – Modelo de ensino | pt_BR |
dc.subject | Projetos Educacionais. | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas na Escola Waldorf Rural Turmalina : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3840687088860255 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7938693723738171 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Waldorf pedagogy is establishing itself as an educational proposal that enables the development of the subject in different aspects, contrasting pedagogies based on the mechanization and leveling of teaching. In Brazil, the number of Waldorf-guided schools has grown year by year, offering alternative education based on a more humane teaching model. This research aimed to analyze how the pedagogical practices developed at the “Escola Waldorf Rural Turmalina” (EWRT) are constituted, and as specific objectives: characterizing the profile and expectations of the teacher who works in the last highschool year of EWRT; to identify which elements guide the pedagogical practices developed in the EWRT; to analyze which aspects characterize the unique relevance in these pedagogical practices experienced in the EWRT. In order to understand the pedagogical practices of the institution and better see through the questions proposed in the objectives mentioned above, we opted for the qualitative approach through a case study. In it the Pedagogical Political Project of the school was analyzed and a class was chosen to carry out the next steps. A characterization questionnaire made out of a semi-structured interview applied to the class teacher and the participant observation carried out in that class. Data analysis was based on the Bardin Content Analysis technique (2010). This study revealed how much the analysis of the profile of the class teacher, the elements that constitute the pedagogical practices developed in the school and its similar aspects focused on the principles can govern the training of teachers and relate to performance in Waldorf schools. Such examples as wide knowledge about spiritual science, Anthroposophy and human biography through the periods that edifies human development (seven years), where pedagogical practices are adapted according to the needs of students. We verified that pedagogical practices are still characterized by respect for the student's individuality and the learning times necessary for their development through the physical body, soul and spirit. We also realized that art is a strong element in the practices discussed here and permeates the entire teaching and learning process through different disciplines. School management is another element highlightable, since the institution's associative organization detaches itself from the idea of a service provider school and rises to a horizontal management where parents, teachers and school community have wide participation in decisions taken in collegiate, as well as in the school‟s organization. The exemplified school presents as a unique aspect the social dimension as an essential characteristic of its practices, experienced through fieldwork, work land related, agriculture, nature based activities and organization of an educational environment that provides opportunities for children and adolescents. Building their learning through other pedagogical places beyond the classroom. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Mônica Suely Guerra de Lima.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons