Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39245

Comparte esta pagina

Título : Teoria da afrocentricidade e educação : um olhar afrocentrado para a educação do povo negro
Autor : LIMA, Cledson Severino de
Palabras clave : Afrocentrismo; Teoria da Afrocentricidade; Negros – Educação; UFPE - Pós-graduação
Fecha de publicación : 8-oct-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : LIMA, Cledson Severino de. Teoria da afrocentricidade e educação: um olhar afrocentrado para a educação do povo negro. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : Esta dissertação, intitulada Teoria da Afrocentricidade e Educação: um olhar afrocentrado para a educação do povo negro, teve como objetivo analisar a educação do povo negro brasileiro, identificando a perspectiva de educação afrocentrada através das narrativas de história de vida de estudantes negros e negras do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE). Buscou-se elucidar o seguinte problema: como as perspectivas da educação afrocentrada são identificadas na educação do povo negro brasileiro através das referidas narrativas? A hipótese do trabalho é de que estudantes com a trajetória de vida marcada por processos educacionais de hegemonia eurocêntrica vivenciam a marginalidade das suas próprias experiências individuais, culturais, psicológicas e educacionais. O grupo de estudantes observado faz parte da primeira turma da disciplina “Educação para as Relações Étnico-Raciais” (ERER) do PPGEdu/UFPE. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi obtida mediante entrevistas semiestruturadas, baseadas no método de história oral definido por Paul Thompson (1992), tendo sido aplicada a técnica “história de vida”. O principal marco teórico foi a Teoria da Afrocentricidade, defendida por Molefi Kete Asante (2014), focada na análise dos conceitos centralidade/marginalidade, localização psicológica, cultural e social, e agência. Como resultado, a investigação concluiu que, durante a trajetória de vida dos estudantes investigados, esses vivenciaram experiências de marginalidade de sua própria história e cultura afrodiaspóricas, as quais os impediram de experimentar a vivência afrocêntrica como autovalorização individual, cultural, psicológica, educacional e social.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39245
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Cledson Severino de Lima.pdf1,08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons