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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39245

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dc.contributor.advisorREIS, Maria da Conceição dos-
dc.contributor.authorLIMA, Cledson Severino de-
dc.date.accessioned2021-02-19T14:39:43Z-
dc.date.available2021-02-19T14:39:43Z-
dc.date.issued2020-10-08-
dc.identifier.citationLIMA, Cledson Severino de. Teoria da afrocentricidade e educação: um olhar afrocentrado para a educação do povo negro. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39245-
dc.description.abstractEsta dissertação, intitulada Teoria da Afrocentricidade e Educação: um olhar afrocentrado para a educação do povo negro, teve como objetivo analisar a educação do povo negro brasileiro, identificando a perspectiva de educação afrocentrada através das narrativas de história de vida de estudantes negros e negras do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE). Buscou-se elucidar o seguinte problema: como as perspectivas da educação afrocentrada são identificadas na educação do povo negro brasileiro através das referidas narrativas? A hipótese do trabalho é de que estudantes com a trajetória de vida marcada por processos educacionais de hegemonia eurocêntrica vivenciam a marginalidade das suas próprias experiências individuais, culturais, psicológicas e educacionais. O grupo de estudantes observado faz parte da primeira turma da disciplina “Educação para as Relações Étnico-Raciais” (ERER) do PPGEdu/UFPE. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi obtida mediante entrevistas semiestruturadas, baseadas no método de história oral definido por Paul Thompson (1992), tendo sido aplicada a técnica “história de vida”. O principal marco teórico foi a Teoria da Afrocentricidade, defendida por Molefi Kete Asante (2014), focada na análise dos conceitos centralidade/marginalidade, localização psicológica, cultural e social, e agência. Como resultado, a investigação concluiu que, durante a trajetória de vida dos estudantes investigados, esses vivenciaram experiências de marginalidade de sua própria história e cultura afrodiaspóricas, as quais os impediram de experimentar a vivência afrocêntrica como autovalorização individual, cultural, psicológica, educacional e social.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAfrocentrismopt_BR
dc.subjectTeoria da Afrocentricidadept_BR
dc.subjectNegros – Educaçãopt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleTeoria da afrocentricidade e educação : um olhar afrocentrado para a educação do povo negropt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9287092292546502pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7351422483583281pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation, entitled Afrocentricity theory and Education: an Afrocentered look at the education of black people, aimed to analyze the education of the Brazilian black people, identifying the perspective of Afrocentered education through the narratives of life history of black and black students of the Graduate Program in Education of the Federal University of Pernambuco (PPGEdu/UFPE). This work seeks to elucidate the following problem: how are the perspectives of Afrocentered education identified in the education of the Brazilian black people through these narratives? The work hypothesis is that students with the life trajectory marked by educational processes of Eurocentric hegemony experience the marginality of their own individual, cultural, psychological and educational experiences. The group of students observed is part of the first class of the discipline "Education for Ethnic-Racial Relations" (ERER) of PPGEdu/UFPE. The research, with a qualitative approach, was obtained through semi-structured interviews, based on the oral history method defined by Paul Thompson (1992), and the "life history" technique was applied. The main theoretical framework was the Afrocentricity Theory, defended by Molefi Kete Asante (2014), focused on the analysis of the concepts centrality/marginality, psychological, cultural and social localization, and agency. As a result, the investigation concluded that, during the life trajectory of the students investigated, they experienced experiences of marginalization of their own history and afrodiasporric culture, which prevented them from experiencing the Afrocentric experience as individual, cultural, psychological, educational and social self-valorization.pt_BR
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