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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39209

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Ana Paula de Souza de-
dc.contributor.authorSILVA, Ana Carla da-
dc.date.accessioned2021-02-12T00:05:15Z-
dc.date.available2021-02-12T00:05:15Z-
dc.date.issued2015-07-17-
dc.date.submitted2021-02-11-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Carla da. Formação de professores para o ensino de química: desafios e perspectivas da carreira docente. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39209-
dc.description.abstractA escassez de docentes formados para o ensino de ciências no Brasil e, principalmente, no Agreste pernambucano é notória, em especial nas redes Públicas de Ensino. Atualmente, é perceptível que o número de professores nessas escolas, com formação na área, é insuficiente para atender as demandas educacionais dessas instituições. Em vistas disso, este trabalho teve por objetivo identificar fatores que contribuam para uma possível escassez de professores de Química nas Redes Públicas de Ensino de Caruaru-PE, com a finalidade de ponderar a contribuição do curso Química-Licenciatura da UFPE-CAA, enquanto lócus de formação docente no Agreste. Para esta pesquisa utilizou-se uma abordagem do tipo qualitativa e quantitativa. No tocante a natureza do trabalho, este foi do tipo exploratório. Definiu-se para a coleta de evidências a aplicação de questionários direcionados a Professores da Rede Pública de Ensino de Caruaru, discentes e egressos do curso Química-Licenciatura da UFPE-CAA. O método utilizado neste trabalho para analisar as evidências, obtidas através de questionários semiestruturados, foi a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), com o auxílio de gráficos ilustrativos. Os resultados mostraram que há escassez em potencial de professores com formação inicial bem como formação continuada em química, e os fatores intervenientes nesta realidade foram o baixo número de Universidades Públicas voltadas para a formação de professores de química e a presença de um viés nos cursos de licenciatura de que, quando formados, os discentes, em grande escala, optam por carreiras que não estão relacionadas à docência, seja pelo fato da química ser uma ciência de mercado amplo e proporcione as mesmas capacitações que a formação de um bacharel, ou mesmo pela racionalidade técnica dos cursos de licenciatura em detrimento ao ensino.pt_BR
dc.format.extent70p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Salários, etc.pt_BR
dc.titleFormação de professores para o ensino de química: desafios e perspectivas da carreira docente.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4494421Z1pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751621A6pt_BR
dc.description.abstractxThe shortage of teachers trained to teach science in Brazil and especially in Agreste of Pernambuco is notorious, especially in the public education systems. Currently, it is noticeable that the number of teachers in these schools, with training in the area is insufficient to meet the educational needs of these institutions. Therefore, this study aimed to identify factors that contribute to a possible shortage of chemistry teachers in the public education systems of the Caruaru city in Pernambuco, in order to consider the contribution of the Chemical-degree course of Universidade Federal de Pernambuco as a locus of teacher training in Agreste. For this research we have used an approach of qualitative and quantitative type. Regarding the nature of the work, this was exploratory. To coleect the evidences, we have applied questionnaires directed to teachers public systems of Caruaru, undergraduate and graduates of the degree course in chemistry. The method we have used in this work to analyse the evidences, obtained through semi-structured questionnaires was the technique of the Collective Subject Discourse (DSC) with the help of illustrative graphics. These results show that there are potential shortage of teachers with initial training and continuing education in chemistry, and the intervening factors in this reality were the low number of public universities focused on the chemistry teacher training and the presence of a bias in the courses degree that, when formed, the most of them, opts for careers that are unrelated to teaching, either because the chemical is a large market for science and provides the same capabilities that the formation of a bachelor, or even the technical rationality of the degree courses over the school.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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