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Título: “Não precisa de legenda” : um estudo da imagem do negro na fotografia Praia de Copacabana, 2018
Autor(es): OLIVEIRA, Dayse Euzébio de
Palavras-chave: Fotografia; Raça; Corpo Negro; Decolonialidade; Artes Visuais
Data do documento: 20-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Dayse Euzébio de. “Não precisa de legenda”: um estudo da imagem do negro na fotografia Praia de Copacabana, 2018. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Esta dissertação objetiva analisar o conceito de raça enquanto fator determinante para a construção de olhares estereotipados acerca do negro na fotografia Praia de Copacabana, 2018, de autoria do fotógrafo Lucas Landau. A partir dos conceitos de Imagem crítica (DIDI-HUBERMAN, 1998), Raça e Decolonialidade (FANON, 2008; MBEMBE, 2013; MIGNOLO, 2015; MUNANGA, 2004; QUIJANO, 2002), Análise do discurso (FOUCAULT, 1996; FERNANDES, 2008), Regime de visibilidade (RANCIÈRE, 2014), Realidade da fotografia (KOSSOY, 2015; ROUILLÈ, 2009), Cibercultura e Redes sociais (CIRO, 2001; LEVY, 2010; MANOVICH, 2017) e Memórias e Narrativas históricas (LE GOFF, 1990; HALBWACHS, 1990) e Fórmula de Pathos (WARBURG, 2015), conduziu-se uma análise de imagem da fotografia Praia de Copacabana, 2018 e dos comentários desencadeados por ela na rede social Instagram, com o objetivo de destrinchar esses estereótipos e percebê-los em seu aspecto dialógico, analisando sua relação com outras imagens, com nossas memórias e visando compreender como a perspectiva de um olhar colonizado tem contribuído na construção de discursos ficcionais e olhares estereotipados acerca dos negros na fotografia. Considerando a repercussão em torno da fotografia Praia de Copacabana, 2018, e como ela propõem discussões com relação ao lugar social do corpo negro no Brasil, o estudo conclui que os estereótipos racistas se estabelecem através de padrões, que transitam também nas narrativas visuais, evocando outros tempos e lugares. A riqueza discursiva da fotografia, observando a relação entre o processo de criação/construção do fotógrafo e as múltiplas camadas de leituras que ela engendra, são estruturas capazes de nos revelar como determinados arranjos compositivos do passado se estruturam na atualidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39186
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