Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39186

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Robson Xavier da-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Dayse Euzébio de-
dc.date.accessioned2021-02-02T15:54:54Z-
dc.date.available2021-02-02T15:54:54Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Dayse Euzébio de. “Não precisa de legenda”: um estudo da imagem do negro na fotografia Praia de Copacabana, 2018. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39186-
dc.description.abstractEsta dissertação objetiva analisar o conceito de raça enquanto fator determinante para a construção de olhares estereotipados acerca do negro na fotografia Praia de Copacabana, 2018, de autoria do fotógrafo Lucas Landau. A partir dos conceitos de Imagem crítica (DIDI-HUBERMAN, 1998), Raça e Decolonialidade (FANON, 2008; MBEMBE, 2013; MIGNOLO, 2015; MUNANGA, 2004; QUIJANO, 2002), Análise do discurso (FOUCAULT, 1996; FERNANDES, 2008), Regime de visibilidade (RANCIÈRE, 2014), Realidade da fotografia (KOSSOY, 2015; ROUILLÈ, 2009), Cibercultura e Redes sociais (CIRO, 2001; LEVY, 2010; MANOVICH, 2017) e Memórias e Narrativas históricas (LE GOFF, 1990; HALBWACHS, 1990) e Fórmula de Pathos (WARBURG, 2015), conduziu-se uma análise de imagem da fotografia Praia de Copacabana, 2018 e dos comentários desencadeados por ela na rede social Instagram, com o objetivo de destrinchar esses estereótipos e percebê-los em seu aspecto dialógico, analisando sua relação com outras imagens, com nossas memórias e visando compreender como a perspectiva de um olhar colonizado tem contribuído na construção de discursos ficcionais e olhares estereotipados acerca dos negros na fotografia. Considerando a repercussão em torno da fotografia Praia de Copacabana, 2018, e como ela propõem discussões com relação ao lugar social do corpo negro no Brasil, o estudo conclui que os estereótipos racistas se estabelecem através de padrões, que transitam também nas narrativas visuais, evocando outros tempos e lugares. A riqueza discursiva da fotografia, observando a relação entre o processo de criação/construção do fotógrafo e as múltiplas camadas de leituras que ela engendra, são estruturas capazes de nos revelar como determinados arranjos compositivos do passado se estruturam na atualidade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectCorpo Negropt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectArtes Visuaispt_BR
dc.title“Não precisa de legenda” : um estudo da imagem do negro na fotografia Praia de Copacabana, 2018pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2038232953102082pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3706411790927848pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation aims to analyze the concept of race as a determining factor for the construction of stereotyped views about the black body in the photograph Praia de Copacabana, 2018, by Lucas Landau. Based on the concepts of critical image (DIDI-HUBERMAN, 1998), Race and Decoloniality (FANON, 2008; MBEMBE, 2013; MIGNOLO, 2015; MUNANGA, 2004; QUIJANO, 2002), Discourse analysis (FOUCAULT, 1996; FERNANDES, 2008), Visibility regime (RANCIÈRE, 2014), Reality of photography (KOSSOY, 2015; ROUILLÈ, 2009), Cyberculture and social networks (CIRO, 2001; LEVY, 2010; MANOVICH, 2017) and Historical Memories and Narratives (LE GOFF , 1990; HALBWACHS, 1990) and Pathos Formula (WARBURG, 2015), an image analysis of Copacabana Beach photography, 2018 and of the comments triggered by it on the social network Instagram was conducted, with the objective of unraveling these stereotypes and perceive them in their dialogical aspect, analyzing their relationship with other images, with our memories and aiming to understand how the perspective of a colonized heritage has contributed to the construction of fictional discourses and stereotyped gaze about black people in photography. Considering the repercussion about the photograph Praia de Copacabana, 2018, and how it proposes discussions regarding the social place of the black lives in Brazil, the study concludes that racist stereotypes are established through patterns, which also transit through visual narratives, evoking other times and places. The discursive richness of photography, observing the relationship between the photographer's creation / construction process and the multiple layers that readings it engenders, are structures capable of revealing to us how certain compositional arrangements of the past are structured today.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Dayse Euzébio de Oliveira.pdf4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons