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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39120

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Paulo Figueiredo-
dc.contributor.authorMACHADO, Gabrielly Beatriz Batista-
dc.date.accessioned2021-01-23T21:03:25Z-
dc.date.available2021-01-23T21:03:25Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationMACHADO, Gabrielly Beatriz Batista. Curvas cônicas: uma análise das articulações entre os registros de representação com auxílio do Conics 3D. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39120-
dc.description.abstractA presente pesquisa pretende investigar o processo de articulação entre os registros de representação das Curvas Cônicas sob uma perspectiva dinâmica de articulação através de uma sequência de atividades com o auxílio do protótipo “Conics 3D”. A análise qualitativa, sob a ótica da Teoria do Registros de Representação Semiótica – TRRS, busca compreender como os alunos da Licenciatura em Expressão Gráfica – LEG da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE articulam as representações: figural espacial, gráfico cartesiano e algébricas das Curvas Cônicas a partir das possibilidades de articulação dinâmica oferecidas pelo “Conics Studium 3D” e pela situações de aprendizagem propostas. O ensino deste objeto matemático tem sido relegado no Brasil e também em outros países como o México e Espanha. A respeito disto, a literatura aponta que as Cônicas são tratadas predominantemente sob o ponto de vista algébrico e ensinadas de maneira segmentada, sem articulação com as demais representações sob as perspectivas da Geometria Sintética e Geometria Projetiva. Nesse sentido, consideramos pertinente analisar o processo de articulação, levando em conta as possibilidades das tecnologias contemporâneas para o ensino dos objetos matemáticos, de modo a contribuir para o ensino das Curvas Cônicas avaliando novas situações de aprendizagem. Os resultados das análises reforçam a necessidade de uma ênfase em atividades centradas na mobilização cognitiva, através das potencialidades dos registros semióticos dinâmicos. As ferramentas do recurso analisado favoreceram a visualização da integração dos registros algébricos e geométricos do objetivo matemático em questão. Com respeito à ampliação das potencialidades do recurso, foram explicitadas questões relativas à manipulação direta, à inserção da circunferência, à exploração da propriedade de lugar geométrico, entre outras.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Geometriapt_BR
dc.subjectCurvas (Geometria)pt_BR
dc.subjectHipérbole - Geometriapt_BR
dc.subjectParábola- Geometriapt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleCurvas cônicas : uma análise das articulações entre os registros de representação com auxílio do Conics 3Dpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSIQUEIRA, José Edeson de Melo-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3582713123327021pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7628496873937151pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe present research investigating the process of articulation between the records of representation of the Conical Curves under a dynamic perspective of articulation through a sequence of activities with the aid of the “Conics 3D” prototype. A qualitative analysis, from the perspective of the Theory of Semiotic Representation Records - TRRS, seeks to understand how undergraduate students in Graphic Expression - LEG at the Federal University of Pernambuco - UFPE articulate the representations: spatial figural, Cartesian graph and algebraic conic curves from the possibilities of dynamic articulation offered by “Conics 3D” and the proposed learning hypothesis. Mathematical object teaching was relegated from Brazil and also in other countries such as Mexico and Spain. In this regard, the literature points out that the Conics are treated predominantly from the algebraic point of view and taught in a segmented manner, without articulation with the other representations from the perspectives of Synthetic Geometry and Projective Geometry. In this sense, we consider the analysis of the articulation process pertinent, taking into account the possibilities of contemporary technologies for the teaching of mathematical objects, in order to contribute to the teaching of Conical Curves evaluated new learning possibilities. The results of the analyzes reinforce the need for an emphasis on activities centered on cognitive mobilization, through the potential of the dynamic semiotic records. The analysis feature tools favored the visualization of the integration of algebraic and geometric registers of the mathematical objective in question. With respect to the expansion of potentialities of the resource, issues related to handling direct access, the insertion of the circumference, the exploitation of the geometr, among others.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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