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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38984

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Título: Impacto da distribuição do ICMS na qualidade do ensino fundamental em Pernambuco
Autor(es): TAVARES, Thayze Elizabeth de Lima
Palavras-chave: Gestão da qualidade total na educação; Ensino fundamental - Pernambuco; Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços; Indicadores educacionais; Política pública
Data do documento: 30-Jun-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: TAVARES, Thayze Elizabeth de Lima. Impacto da distribuição do ICMS na qualidade do ensino fundamental em Pernambuco. 2020. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: A necessidade e a busca por mudanças estruturais na educação é tema presente no cotidiano da gestão pública brasileira. De fato, há uma preocupação em se alcançar níveis satisfatórios de desempenho dos alunos da rede pública de ensino, pois, a elevação do capital humano promove o desenvolvimento regional e econômico. Intrinsecamente, o nível de alocação do gasto público nesta área precisa ser eficaz para melhorar a qualidade do ensino. Tratando a educação básica como essencial para a formação dos indivíduos, este trabalho teve como objetivo avaliar o impacto da promulgação da Lei 14.229 de 9 de dezembro de 2011 que dispõe sobre o repasse do ICMS do Estado de Pernambuco a seus municípios de acordo com critérios preestabelecidos que consideram o resultado de índices educacionais sobre o desenvolvimento e aumento da qualidade da educação fundamental pública no estado. Para isto, se observou os movimentos realizados pelo IDEB antes e depois da implementação da lei. O cálculo do IDEB engloba duas dimensões, fluxo escolar e desempenho nas avaliações, por isso tem se mostrado um parâmetro eficaz para avaliar o comportamento da educação e seu nível de qualidade. Através do método de Diferenças em Diferenças (Dif-in-Dif), estabelecendo os municípios de Pernambuco como componentes do grupo de tratamento e os municípios da Paraíba como grupo de controle e realizando os procedimentos de estimação por MQO (Mínimos Quadrados Ordinários) com dados em pooling e com dados em painel considerando Efeitos Fixos, resguardados pelos testes F e de Hausman, sendo realizados três modelos para cada caso oscilando o número de controles, os resultados sugerem que a lei de mudança do repasse do ICMS promove um impacto positivo sobre o resultado do índice educacional. Também se observou através dos resultados para a variável FUNDEB, os possíveis efeitos de escala no volume de recursos gastos. Assim, pode-se inferir que a política de distribuição do ICMS aos municípios, baseada em critérios de indicadores educacionais, parece impactar de forma positiva para melhorar a qualidade do ensino fundamental no estado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38984
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia / CAA

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