Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38984
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | JUSTO, Wellington Ribeiro | - |
dc.contributor.author | TAVARES, Thayze Elizabeth de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-07T18:08:01Z | - |
dc.date.available | 2021-01-07T18:08:01Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-30 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Thayze Elizabeth de Lima. Impacto da distribuição do ICMS na qualidade do ensino fundamental em Pernambuco. 2020. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38984 | - |
dc.description.abstract | A necessidade e a busca por mudanças estruturais na educação é tema presente no cotidiano da gestão pública brasileira. De fato, há uma preocupação em se alcançar níveis satisfatórios de desempenho dos alunos da rede pública de ensino, pois, a elevação do capital humano promove o desenvolvimento regional e econômico. Intrinsecamente, o nível de alocação do gasto público nesta área precisa ser eficaz para melhorar a qualidade do ensino. Tratando a educação básica como essencial para a formação dos indivíduos, este trabalho teve como objetivo avaliar o impacto da promulgação da Lei 14.229 de 9 de dezembro de 2011 que dispõe sobre o repasse do ICMS do Estado de Pernambuco a seus municípios de acordo com critérios preestabelecidos que consideram o resultado de índices educacionais sobre o desenvolvimento e aumento da qualidade da educação fundamental pública no estado. Para isto, se observou os movimentos realizados pelo IDEB antes e depois da implementação da lei. O cálculo do IDEB engloba duas dimensões, fluxo escolar e desempenho nas avaliações, por isso tem se mostrado um parâmetro eficaz para avaliar o comportamento da educação e seu nível de qualidade. Através do método de Diferenças em Diferenças (Dif-in-Dif), estabelecendo os municípios de Pernambuco como componentes do grupo de tratamento e os municípios da Paraíba como grupo de controle e realizando os procedimentos de estimação por MQO (Mínimos Quadrados Ordinários) com dados em pooling e com dados em painel considerando Efeitos Fixos, resguardados pelos testes F e de Hausman, sendo realizados três modelos para cada caso oscilando o número de controles, os resultados sugerem que a lei de mudança do repasse do ICMS promove um impacto positivo sobre o resultado do índice educacional. Também se observou através dos resultados para a variável FUNDEB, os possíveis efeitos de escala no volume de recursos gastos. Assim, pode-se inferir que a política de distribuição do ICMS aos municípios, baseada em critérios de indicadores educacionais, parece impactar de forma positiva para melhorar a qualidade do ensino fundamental no estado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gestão da qualidade total na educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços | pt_BR |
dc.subject | Indicadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.title | Impacto da distribuição do ICMS na qualidade do ensino fundamental em Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ROCHA, Roberta de Moraes | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3288228720555779 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4131622854992293 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Economia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The necessity and the search for structural changes in education is a theme present in the daily life of Brazilian public management. In fact, there is a concern to achieve satisfactory levels of performance of students in the public school system, since the increase in human capital promotes regional and economic development. Intrinsically, the level of allocation of public spending in this area needs to be effective to improve the quality of education. Treating basic education as essential for the training of individuals, this study aimed to assess the impact of the enactment of Law 14,229 of December 9, 2011, which provides for the transfer of ICMS from the State of Pernambuco to its municipalities according to pre-established criteria that consider the result of educational indexes, on the development and increase of the quality of public basic education in the state. For this, the movements made by the IDEB were observed before and after the implementation of the law. The IDEB calculation encompasses two dimensions, school flow and performance in assessments, so it has proved to be an effective parameter for assessing the behavior of education and its level of quality. Through the Difference in Differences method (Dif-in-Dif), establishing the municipalities of Pernambuco as components of the treatment group and the municipalities of Paraíba as a control group and performing the procedures of estimation by OLS (Ordinary Least Squares) with data in pooling and with panel data considering Fixed Effects, protected by the F and Hausman tests, with three models being made for each case, oscillating the number of controls, the results suggest that the law on changing the transfer of ICMS promotes a positive impact on the result of the educational index. It was also observed through the results for the variable FUNDEB, the possible effects of scale in the volume of resources spent. Thus, it can be inferred that the ICMS distribution policy to the municipalities, based on educational indicator criteria, seems to have a positive impact in order to improve the quality of elementary education in the state. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1129247214452992 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Economia / CAA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Thayze Elizabeth de Lima Tavares.pdf | 334,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons