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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38909

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Título: Leitura de notícias no 6º ano : na pegada do passinho, um olhar crítico sobre o bregafunk nos jornais de Pernambuco
Autor(es): TAVARES, Caio Dias
Palavras-chave: Análise crítica do discurso; Bregafunk; Leitura crítica; Notícia
Data do documento: 15-Jul-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: TAVARES, Caio Dias. Leitura de notícias no 6º ano: na pegada do passinho, um olhar crítico sobre o bregafunk nos jornais de Pernambuco. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo principal desenvolver estratégias de abordagem do gênero notícia no 6º ano, propondo uma metodologia de leitura de jornais sobre os movimentos culturais da periferia, especialmente o bregafunk, com o intuito de desvelar as questões ideológicas presentes no discurso da mídia. A partir da proposta de intervenção através de oficinas de leituras de notícias busca-se levar o estudante a refletir sobre os aspectos linguísticos e as questões sociais presentes nos textos jornalísticos. Nesta perspectiva, nosso trabalho contempla a leitura de quatro notícias (da revista Piauí, do Jornal do Commercio, da Folha de Pernambuco e do Diario de Pernambuco) sobre o passinho do Recife, uma das manifestações do bregafunk. Por meio da aplicação de três questionários no decorrer das oficinas, debruçamos nossas análises acerca dos títulos e subtítulos e das questões sociais. Nosso estudo se fundamentou no enquadre teórico da Análise Crítica do Discurso (ACD). Baseamo-nos em Fairclough (2001), Wodak (2004) e Teun A.van Dijk (2015, 2017), a fim de respaldar nossa proposta de leitura crítica em sala de aula. Trabalhamos os conceitos e discussões propostas por Bakhtin (1997), Kleiman e Moraes (2002), Bazerman (2006), Riolfi (2008) e Koch e Elias (2010) para legitimar as perspectivas de leitura e linguagem no contexto da nossa proposta. A pesquisa elucidou também os estudos de Traquina (2005), Rossi (2007), Lage (2012), Pena (2017), com o intuito de elucidar as teorias e práticas do jornalismo. A presente pesquisa recorreu aos documentos oficiais que orientam a Educação Básica no Brasil: PCN e BNCC. Ao final, por meio dos resultados obtidos nas análises, validamos a hipótese de que a abordagem de leitura de textos de jornais pernambucanos pode permitir ao estudante um olhar crítico sobre as questões ideológicas que perpassam nas notícias.
Descrição: CAVALCANTI, Maria Clara Catanho, também é conhecida em citações bibliográficas por: CATANHO, Maria Clara
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38909
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

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