Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38909

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, Maria Clara Catanho-
dc.contributor.authorTAVARES, Caio Dias-
dc.date.accessioned2020-12-14T18:16:03Z-
dc.date.available2020-12-14T18:16:03Z-
dc.date.issued2020-07-15-
dc.identifier.citationTAVARES, Caio Dias. Leitura de notícias no 6º ano: na pegada do passinho, um olhar crítico sobre o bregafunk nos jornais de Pernambuco. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38909-
dc.descriptionCAVALCANTI, Maria Clara Catanho, também é conhecida em citações bibliográficas por: CATANHO, Maria Clarapt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo principal desenvolver estratégias de abordagem do gênero notícia no 6º ano, propondo uma metodologia de leitura de jornais sobre os movimentos culturais da periferia, especialmente o bregafunk, com o intuito de desvelar as questões ideológicas presentes no discurso da mídia. A partir da proposta de intervenção através de oficinas de leituras de notícias busca-se levar o estudante a refletir sobre os aspectos linguísticos e as questões sociais presentes nos textos jornalísticos. Nesta perspectiva, nosso trabalho contempla a leitura de quatro notícias (da revista Piauí, do Jornal do Commercio, da Folha de Pernambuco e do Diario de Pernambuco) sobre o passinho do Recife, uma das manifestações do bregafunk. Por meio da aplicação de três questionários no decorrer das oficinas, debruçamos nossas análises acerca dos títulos e subtítulos e das questões sociais. Nosso estudo se fundamentou no enquadre teórico da Análise Crítica do Discurso (ACD). Baseamo-nos em Fairclough (2001), Wodak (2004) e Teun A.van Dijk (2015, 2017), a fim de respaldar nossa proposta de leitura crítica em sala de aula. Trabalhamos os conceitos e discussões propostas por Bakhtin (1997), Kleiman e Moraes (2002), Bazerman (2006), Riolfi (2008) e Koch e Elias (2010) para legitimar as perspectivas de leitura e linguagem no contexto da nossa proposta. A pesquisa elucidou também os estudos de Traquina (2005), Rossi (2007), Lage (2012), Pena (2017), com o intuito de elucidar as teorias e práticas do jornalismo. A presente pesquisa recorreu aos documentos oficiais que orientam a Educação Básica no Brasil: PCN e BNCC. Ao final, por meio dos resultados obtidos nas análises, validamos a hipótese de que a abordagem de leitura de textos de jornais pernambucanos pode permitir ao estudante um olhar crítico sobre as questões ideológicas que perpassam nas notícias.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise crítica do discursopt_BR
dc.subjectBregafunkpt_BR
dc.subjectLeitura críticapt_BR
dc.subjectNotíciapt_BR
dc.titleLeitura de notícias no 6º ano : na pegada do passinho, um olhar crítico sobre o bregafunk nos jornais de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8725253469151136pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7119585850833863pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to develop strategies approach on news articles to sixth grade students, proposing a reading methodology through newspapers for better understanding the cultural movements in Recife’s urban peripheries, focusing on bregafunk, in order to reveal the ideological issues present in media discourse. The intervention proposal was based on reading workshops, which encourage students to think critically about the linguistic aspects and also the social issues present in jornalistic texts. From this perspective, our research involved four reading news articles (from Piauí magazine, Jornal do Commercio, Folha de Pernambuco and from Diário de Pernambuco) focusing on bregafunk, also known as passinho from Recife. After students answered three different surveys during the workshops, we were able to analyze the news articles titles and subtitles as well as the social issues. This study was tied on the theoretical framework of Critical Discourse Analysis (ACD). We were guided by Fairclough (2001), Wodak (2004) and Teun A Van Dijk (2015, 2017), in order to strenghten our critical reading intervention proposal among students. We focused on the concepts and discussions suggested by Bakthin (1997), Kleiman and Moraes (2002), Bazerman (2006), Riofi (2008) and Koch and Elias (2010) to validate the reading and language perspectives in our intervention proposal. This study was also guided by Traquina (2005), Rossi (2007), Lage (2012), Pena (2017), with the aim of elucidate the theories and practices in Journalism. Official documents which regulate Brazil Education System: PCN and BNCC were also consulted. In conclusion, according to the results obtained through the analysis, we were able to validate the hypothesis that exploring news articles in newspapers encourages students to think critically about the ideological issues which are present in their lives through the reading intervention.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Caio Dias Tavares.pdf2,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons