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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38889
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Título : | Pobreza e educação : repercussões do programa Bolsa Família na trajetória escolar de famílias beneficiárias em Manari/PE |
Autor : | SANTOS, Lindemberg da Silva |
Palabras clave : | Educação e Estado; Política Educacional; Desigualdade Social; Programa Bolsa Família (Brasil); UFPE – Pós-graduação |
Fecha de publicación : | 31-ago-2020 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SANTOS, Lindemberg da Silva. Pobreza e educação: repercussões do programa Bolsa Família na trajetória escolar de famílias beneficiárias em Manari/PE. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Resumen : | Dentro dos últimos anos, é possível perceber que dentro do campo de estudos da Política Educacional no Brasil a necessidade viabilizar estudos que dialoguem com a perspectiva da desigualdade social e pobreza tão marcante no país. Dessa forma, este estudo visa analisar possíveis repercussões do Programa Bolsa Família na trajetória escolar de famílias beneficiárias em Manari, Pernambuco. Para tal, esta pesquisa norteia-se a partir de autores como Miguel Arroyo, Silvia Yannoulas, Eloísa Hofling, Nobert Bobbio, Maria Ozanira Silva, dentre outros, que colaboram nas discussões que envolvem a figura do Estado, o campo das políticas educacionais, a desigualdade social e pobreza e o Programa Bolsa Família. Nesta pesquisa, como proposta teórico metodológica utilizamos a proposta de teoria e análise do discurso de Norman Fairclough, que aponta o discurso enquanto prática social, que produz e se reproduz em diferentes contextos. O estudo empírico da pesquisa foi no município de Manari no sertão pernambucano, por meio de administração de questionários e entrevistas semiestruturadas. Esta dissertação aponta que o Programa Bolsa Família têm sido um fato essencial para que as famílias consigam acessar o direto à educação, o que repercute diretamente nas possibilidades de melhoria de vida a partir dos avanços das diferentes trajetórias escolar. No mais, é possível observar que os marcos regulatórios sinalizam para que sejam criadas outras ações governamentais com o intuído de viabilizar a autonomia das famílias e a melhoria na qualidade de vida dessas que estão em condições de desigualdades sociais. Ainda assim, é necessário insistir que avanços podem ser percebidos, sobretudo na trajetória escolar dos jovens que pertencem aos núcleos familiares, o discurso da superação da desigualdade social através da educação é um elemento marcante que emerge nas diferentes famílias. Portanto, é necessário que o fazer político esteja associado as práticas dos diferentes coletivos feitos desiguais, a fim de reparar historicamente os direitos que lhes foram negados, possibilitando um direito à vida, a dignidade humana. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38889 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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