Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38889
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Edson Francisco de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Lindemberg da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-09T20:45:59Z | - |
dc.date.available | 2020-12-09T20:45:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-31 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Lindemberg da Silva. Pobreza e educação: repercussões do programa Bolsa Família na trajetória escolar de famílias beneficiárias em Manari/PE. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38889 | - |
dc.description.abstract | Dentro dos últimos anos, é possível perceber que dentro do campo de estudos da Política Educacional no Brasil a necessidade viabilizar estudos que dialoguem com a perspectiva da desigualdade social e pobreza tão marcante no país. Dessa forma, este estudo visa analisar possíveis repercussões do Programa Bolsa Família na trajetória escolar de famílias beneficiárias em Manari, Pernambuco. Para tal, esta pesquisa norteia-se a partir de autores como Miguel Arroyo, Silvia Yannoulas, Eloísa Hofling, Nobert Bobbio, Maria Ozanira Silva, dentre outros, que colaboram nas discussões que envolvem a figura do Estado, o campo das políticas educacionais, a desigualdade social e pobreza e o Programa Bolsa Família. Nesta pesquisa, como proposta teórico metodológica utilizamos a proposta de teoria e análise do discurso de Norman Fairclough, que aponta o discurso enquanto prática social, que produz e se reproduz em diferentes contextos. O estudo empírico da pesquisa foi no município de Manari no sertão pernambucano, por meio de administração de questionários e entrevistas semiestruturadas. Esta dissertação aponta que o Programa Bolsa Família têm sido um fato essencial para que as famílias consigam acessar o direto à educação, o que repercute diretamente nas possibilidades de melhoria de vida a partir dos avanços das diferentes trajetórias escolar. No mais, é possível observar que os marcos regulatórios sinalizam para que sejam criadas outras ações governamentais com o intuído de viabilizar a autonomia das famílias e a melhoria na qualidade de vida dessas que estão em condições de desigualdades sociais. Ainda assim, é necessário insistir que avanços podem ser percebidos, sobretudo na trajetória escolar dos jovens que pertencem aos núcleos familiares, o discurso da superação da desigualdade social através da educação é um elemento marcante que emerge nas diferentes famílias. Portanto, é necessário que o fazer político esteja associado as práticas dos diferentes coletivos feitos desiguais, a fim de reparar historicamente os direitos que lhes foram negados, possibilitando um direito à vida, a dignidade humana. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Política Educacional | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade Social | pt_BR |
dc.subject | Programa Bolsa Família (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | UFPE – Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Pobreza e educação : repercussões do programa Bolsa Família na trajetória escolar de famílias beneficiárias em Manari/PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9630469201787420 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9573953129755730 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Within the last few years, it is possible to perceive that within the field of studies of Educational Policy in Brazil the need to enable studies that dialogue with the perspective of social inequality and poverty so marked in the country. Thus, this study aims to analyze possible repercussions of the Bolsa Família Program on the school trajectory of beneficiary families in Manari, Pernambuco. To this end, this research is guided by authors such as Miguel Arroyo, Silvia Yannoulas, Eloísa Hofling, Nobert Bobbio, Maria Ozanira Silva, among others, who collaborate in discussions involving the figure of the State, the field of educational policies, the social inequality and poverty and the Bolsa Família Program. In this research, as a theoretical and methodological proposal we use Norman Fairclough's theory and discourse analysis proposal, which points out the discourse as a social practice, which produces and reproduces in different contexts. The empirical study of the research was carried out in the municipality of Manari in the backlands of Pernambuco, through the administration of questionnaires and semi-structured interviews. This dissertation points out that the Bolsa Família Program has been an essential fact for families to be able to access the right to education, which has a direct impact on the possibilities of improving their lives based on advances in different school trajectories. Furthermore, it is possible to observe that the regulatory frameworks signal for the creation of other governmental actions with the intuition of enabling the autonomy of families and improving the quality of life of those who are in conditions of social inequality. Even so, it is necessary to insist that advances can be noticed, especially in the school trajectory of young people who belong to family nuclei, the discourse of overcoming social inequality through education is a remarkable element that emerges in different families. Therefore, it is necessary that political action is associated with the practices of different collectives made unequal, in order to historically repair the rights that have been denied them, enabling a right to life, human dignity. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Lindemberg da Silva Santos.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons