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Título : O raciocínio combinatório de alunos da educação de jovens e adultos: do início da escolarização até o ensino médio
Autor : LIMA, Rita de Cássia Gomes de
Palabras clave : Raciocínio Combinatório; Estruturas Multiplicativas; Educação de Jovens e Adultos
Fecha de publicación : 29-mar-2010
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : de Cássia Gomes de Lima, Rita; Elizabete de Souza Rosa Borba, Rute. O raciocínio combinatório de alunos da educação de jovens e adultos: do início da escolarização até o ensino médio. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumen : Neste estudo analisamos a compreensão de alunos da Educação de Jovens e Adultos em processo de escolarização sobre problemas de estrutura multiplicativa, mais especificamente os que envolvem o raciocínio combinatório. Participaram da pesquisa 150 alunos de cinco instituições (uma municipal, duas estaduais, uma federal e uma mantida pelo Serviço Social do comércio (SESC). Os alunos resolveram dezesseis questões envolvendo problemas de estrutura multiplicativa, incluindo os de raciocínio combinatório de naturezas distintas (arranjo, combinação, permutação e produto cartesiano). Na análise dos resultados verificamos o desempenho em relação às variáveis série e tipo de problema (variáveis controladas) e da faixa etária, atividades profissionais e estratégias apresentadas pelos alunos (variáveis não controladas experimentalmente). Das variáveis trabalhadas, a única que não exerceu influência no desempenho dos educandos foi a faixa etária, sendo as demais fatores interferentes. Observamos também que alunos desta modalidade de ensino resistem a usar representações não-formais para a resolução dos problemas combinatórios e os que o fazem utilizam-se mais da listagem de possibilidades. Percebemos que o trabalho do educador no auxílio aos alunos no processo de construção desses conceitos é fundamental para o desenvolvimento dos conhecimentos de Combinatória, sendo essencial que o professor reconheça como válidos os conceitos já adquiridos pelos alunos, antes mesmo da formalização dos mesmos, para que assim se possa ampliar e aprofundar o raciocínio combinatório dos estudantes
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3868
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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