Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38575
Comparte esta pagina
Título : | Redações como instrumento de combate à violência doméstica contra a mulher : uma análise da produção textual de estudantes vencedores do Prêmio Naíde Teodósio. |
Autor : | LEITE, Maria do Rosario Alves |
Palabras clave : | Educação; Violência contra as mulheres; Gênero e Violência; Discurso - Análise; UFPE – Pós-graduação |
Fecha de publicación : | 30-jun-2020 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | LEITE, Maria do Rosario Alves. Redações como instrumento de combate à violência doméstica contra a mulher: uma análise da produção textual de estudantes vencedores do Prêmio Naíde Teodósio. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Resumen : | Em uma sociedade cujas relações de poder estão concentradas nas mãos de poucos e cujas fórmulas organizacionais são bem definidas, as diferenças são determinantes para que o indivíduo se destaque e alcance o sucesso tão prometido e sonhado. Mas, isso ocorrerá em ritmos e valores bem definidos, se forem consideradas algumas categorias, em especial, a de gênero. Ser mulher em uma estrutura alicerçada a partir de valores que exaltam masculinidades e suas formas de manifestação de força e de controle, as colocou em posição de desvantagem, antes mesmo do início da hierarquização social, uma vez que o uso da força física é manifesto desde o lar, até os espaços públicos. Quando as manifestações de violência geraram vítimas fatais, nas variadas esferas sociais, em uma escala como a que se registrou no Brasil e em particular, em Pernambuco nas últimas décadas do século XX, exigindo que o estado desenvolvesse ações de enfrentamento e de abrigamento para as pernambucanas agredidas, surgiram propostas como o Prêmio Naíde Teodósio de estudos de gênero, objetivando engajar algumas secretarias de estado, numa proposta de debate e produção escrita que envolva adolescentes e jovens, tomando a educação como ponto de partida e de chegada. Na perspectiva de investigar como se desenvolveu a produção de redações de estudantes da rede estadual de ensino e sua repercussão na rotina escolar, e, por conseguinte, a eficácia dessa ação como política pública para redução do índice de violência doméstica contra a mulher em Pernambuco, esta investigação fundamentou-se na Análise de Discurso de linha francesa como metodologia e teoria, como também apoiou-se nos estudos de gênero, enquanto categoria de pesquisa. Diante disso, foram observadas as ideologias que permearam as redações das estudantes e as memórias evocadas pelos seus respectivos orientadores sobre o período da produção textual, seja por parte das autoras dos textos durante a participação naquele concurso de textos, voltado para discussão sobre as relações de gênero, seja no conjunto do corpo docente e discente de cada ambiente escolar. Como resultado tem-se que a premiação levou às escolas um sentimento de euforia, que mostrou-se pontual e singular, infelizmente não repercutindo na rotina daquelas unidades de ensino e tampouco evidenciando mudanças nas práticas dos docentes ou no engajamento dos estudantes, exceto quando tal comprometimento já existia anteriormente, como no caso das estudantes premiadas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38575 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria do Rosario Alves Leite.pdf | 2,84 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons