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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3843

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Título : Concorrência internacional no setor de vestuário : estratégias de diferenciação para o arranjo produtivo local do Agreste pernambucano
Autor : Ramos, Antônio Sérgio de Araújo
Palabras clave : Vestuário; Estratégias; Concorrência; Arranjo produtivo local
Fecha de publicación : 31-ene-2008
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Sérgio de Araújo Ramos, Antônio; Barrantes Hidalgo, Álvaro. concorrência internacional no setor de vestuário : estratégias de diferenciação para o arranjo produtivo local do Agreste pernambucano. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumen : Este trabalho mostra que no cenário internacional, altamente competitivo e globalizado, as micro e pequenas empresas procuram um diferencial competitivo para sobreviver, necessitam buscar nichos de mercado, criar estratégia competitiva e encontrar saídas que a diferenciem das demais empresas. No setor de vestuário, com o fim do acordo multifibras e com a abertura comercial do país nos anos 90, além do surgimento de novos pólos de confecções de vestuário, tanto nacional como internacional, a exemplo da China e a Índia, tem-se como conseqüência o aumento da concorrência a nível internacional. Diante deste novo cenário, este trabalho propõe abordar a importância dos arranjos produtivos locais, pois os mesmos tem sido uma forma de manter a competitividade das empresas de confecções de vestuário, através da cooperação, do conhecimento compartilhado, de alianças estratégicas e da proximidade dos mercados. São variáveis fundamentais para a sobrevivência das micro e pequenas empresas deste setor. Mostra ainda o trabalho que a implantação de estratégias competitivas são as ferramentas para a sobrevivência das indústrias, neste cenário altamente competitivo. Diferenciar, ir em busca de parcerias, ter estratégias claras, buscar mercados alternativos, investir em mais valor agregado e acompanhar as mudanças, têm sido o grande desafio dos empresários do setor de vestuário do arranjo produtivo local do agreste pernambucano
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3843
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional - Economia

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