Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38302

Compartilhe esta página

Título: Métodos multicritérios para apoiar a definição de intervenções e políticas públicas de mobilidade sustentável em ocupações urbanas em morros
Autor(es): VASCONCELOS, Débora Gonçalves
Palavras-chave: Engenharia Civil; Métodos multicritério; Transporte e uso do solo; Mobilidade urbana; Morros
Data do documento: 22-Jun-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: VASCONCELOS, Débora Gonçalves. Métodos multicritérios para apoiar a definição de intervenções e políticas públicas de mobilidade sustentável em ocupações urbanas em morros. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: No desenvolvimento das cidades, nem sempre todo o crescimento é feito de forma bem ordenada e dotado de infraestrutura necessária. Somado a isso, deveres apontados pela legislação pressionam os gestores a fazerem intervenções nessa área de forma a melhorar a vida da população. Contudo, as condições locais nem sempre contribuem para que tais intervenções sejam de fácil escolha, requerendo a análise de diferentes aspectos. Esse trabalho visa auxiliar os gestores na tomada de decisão quanto à implantação de infraestruturas e projetos que venham a auxiliar a condição de vida dos moradores. Nesse caso em específico, melhorar a questão da mobilidade para a população residente nas áreas de morro do Recife. Foram estudadas as condições que levaram a formação do problema, e o estado atual da população local. Também estudaram-se diferentes abordagens possíveis de serem adotadas nas condições estudadas e então as diferentes metodologias multicritério que poderiam auxiliar os gestores na tomada de decisão entre tais abordagens. Foram realizados então 2 questionários: um para a obtenção de critérios necessários para avaliação de possíveis intervenções a serem implementadas em tais regiões, que seriam comparados a critérios obtidos a partir da literatura; e então um segundo questionário visando a avaliação de 3 possíveis soluções sob os critérios selecionados, além da obtenção da hierarquia entre tais critérios. Como resultados, observou-se que os critérios locais assemelham-se aos obtidos na literatura, mas com intensidade de importância diferenciada devido as condições locais e em relação aos grupos entrevistados (gestores e pesquisadores): embora ambos apontam as questões econômicas com maior peso, para segunda posição um grupo avalia maior preferência a análise de questões sociais quase em mesmo peso que o econômico (pesquisadores), e outro avalia com mais peso as questões infraestruturais (gestores). Para a avaliação das soluções, concorda-se que a solução mais avançada tecnologicamente (Solução 3) beneficiaria mais a população de acordo com os critérios, embora apresente dificuldades relativas à questão econômica e de gestão. Quanto as demais soluções, enquanto um grupo (pesquisadores) identifica a solução intermediária como segunda mais apropriada, outro grupo a avalia como muito próxima a solução mais básica, de forma que a depender da metodologia utilizada, resultados diferentes se observam. Assim, vê-se que diferentes metodologias permitem abordar o problema sob formas diferenciadas, o que reflete em sua complexidade de aplicação e avaliação das soluções obtidas. Conclui-se que métodos de mais simples aplicação, como o GAM ou o SMARTER, podem permitir uma avaliação preliminar adequada, mas preferencialmente sendo acompanhados de uma posterior análise mais robusta com método Macbeth ou ELECTRE II.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38302
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Débora Gonçalves Vasconcelos.pdf4,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons