Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38064

Comparte esta pagina

Título : Autor como produtor Lo-Fi : interlocuções contemporâneas sobre o conceito de refuncionalização técnica em Walter Benjamin
Autor : VIANA JÚNIOR, José Carlos
Palabras clave : Sociologia; Música; Produção musical; Autoria; Técnica
Fecha de publicación : 19-feb-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : VIANA JÚNIOR, José Carlos. Autor como produtor Lo-Fi: interlocuções contemporâneas sobre o conceito de refuncionalização técnica em Walter Benjamin. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : Busco compreender a refuncionalização técnica – conceito chave presente no ensaio O autor como produtor de Walter Benjamin – à luz da ética DIY (BEER, 2014) com o objetivo de conectar teoricamente o autor como produtor ao processo de produção musical lo-fi (low fidelity, do inglês baixa definição) contemporâneo. Nesse contexto, realizo uma interlocução teórica entre a figura do autor-produtor benjaminiano e o amador operativo (categoria criada pelo presente estudo) através da construção de um corpus (BAUER 2003) como princípio para a coleta de dados qualitativos, seguida da investigação de casos múltiplos (YIN, 2005). A unidade de análise é baseada em seis artefatos sonoros digitais produzidos em home studios (do inglês, estúdios caseiros) localizados aos arredores da Região Metropolitana do Recife, e disponibilizados virtualmente pela coletânea Recife Lo-Fi entre os anos 2010 e 2017. Tais artefatos se caracterizam por condições técnicas sui generis onde os artistas são autores e produtores integrais das próprias obras; realizam de forma caseira todo o processo de produção musical (gravação, mixagem e masterização). Assim, levo em consideração a tese de que estas sejam extensões contemporâneas do autor como produtor benjaminiano. Como posicionamento interpretativo, o presente debate investiga a refuncionalização técnica no processo de produção musical baseado na máxima “faça-você-mesmo” (ética DIY); uma fusão entre forma e conteúdo visando a autonomia produtiva. Analiso as repercussões sociais, estéticas e políticas dessa operação na contemporaneidade. A metodologia utilizada para a construção do corpus é baseada em Bauer (2003) e a condução dos estudos de casos múltiplos em Yin (2005). Foi realizada uma análise qualitativa dos fonogramas coletados tendo como base o enfoque para a construção de indicadores culturais a partir do ruído e da música como dados sociais (BAUER, 2003). Também foram realizadas entrevistas qualitativas estruturadas (GIL, 1999) com o objetivo de elucidar o processo de produção da coleta. Os resultados revelam profundas convergências operativas entre o autor como produtor benjaminiano e o amador operativo, sendo possível afirmar que estes são versões contemporâneas do primeiro.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38064
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO José Carlos Viana Júnior.pdf3,11 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons