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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38032
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Título: | Os discursos sobre o uso pedagógico das TDIC em universidades do Brasil e de Portugal |
Autor(es): | CUNHA, Amanda Caroline Marques da |
Palavras-chave: | Educação- Tecnologias digitais; Inovação Pedagógica; Universidades Brasileiras; Portugal – Universidades; UFPE - Pósgraduação |
Data do documento: | 9-Mar-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | CUNHA, Amanda Caroline Marques da. Os discursos sobre o uso pedagógico das TDIC em universidades do Brasil e de Portugal. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | A pesquisa apresenta uma visão das mudanças paradigmáticas que vêm ocorrendo na educação superior em nível internacional, justificada pelas transformações na sociedade pós-moderna, que tem causado impacto no modelo de ensino universitário. Objetivamos analisar, por meio do discurso contido em documentos oficiais e de docentes universitários do Brasil e de Portugal, como estão sendo adotadas estratégias que promovam inovação pedagógica com o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em sala de aula. Partimos do pressuposto de que o uso pedagógico das TDIC proporciona uma ampliação das estratégias didáticas e práticas inovadoras, que consequentemente ampliarão o processo de aprimoramento da Cultura Digital dos estudantes, tornando os conteúdos significativos e proporcionando uma formação transdisciplinar humanista e crítica, atendendo às demandas da sociedade pós-moderna. Como aporte teórico discutimos “Sociedade em Rede”, de Castells (2009) e Pós-Modernidade, com Lyotard (2009). O nosso aporte teórico-metodológico abarca as contribuições dos Estudos Culturais em Hall (2006) e Análise do Discurso, com Orlandi (2015). A pesquisa é de cunho qualitativo e os resultados obtidos apontam para uma significativa heterogeneidade no discurso dos sujeitos sobre o uso pedagógico das TDIC na prática docente. Quanto aos resultados das análises dos documentos, identificamos que os do Brasil apresentam um discurso sobre inovação voltado para o mercado de bens, produtos e serviços, e que existe pouca discussão com relação à inovação no contexto de formação docente; quanto aos documentos de Portugal, eles destacam a necessidade de se investir na mobilidade dos docentes como forma de garantia de uma formação holística. Identificamos ainda que não existe uma relação/correspondência entre o discurso dos docentes do Brasil e o discurso contido nos documentos oficiais com relação à inovação e à formação continuada dos docentes para com uso pedagógico das TDIC no Ensino Superior; já os docentes de Portugal, nas entrevistas, sempre relacionaram os seus discursos aos documentos normativos de seu país. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38032 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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