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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Ana Beatriz Gomes Pimenta de-
dc.contributor.authorCUNHA, Amanda Caroline Marques da-
dc.date.accessioned2020-09-17T18:23:58Z-
dc.date.available2020-09-17T18:23:58Z-
dc.date.issued2020-03-09-
dc.identifier.citationCUNHA, Amanda Caroline Marques da. Os discursos sobre o uso pedagógico das TDIC em universidades do Brasil e de Portugal. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38032-
dc.description.abstractA pesquisa apresenta uma visão das mudanças paradigmáticas que vêm ocorrendo na educação superior em nível internacional, justificada pelas transformações na sociedade pós-moderna, que tem causado impacto no modelo de ensino universitário. Objetivamos analisar, por meio do discurso contido em documentos oficiais e de docentes universitários do Brasil e de Portugal, como estão sendo adotadas estratégias que promovam inovação pedagógica com o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em sala de aula. Partimos do pressuposto de que o uso pedagógico das TDIC proporciona uma ampliação das estratégias didáticas e práticas inovadoras, que consequentemente ampliarão o processo de aprimoramento da Cultura Digital dos estudantes, tornando os conteúdos significativos e proporcionando uma formação transdisciplinar humanista e crítica, atendendo às demandas da sociedade pós-moderna. Como aporte teórico discutimos “Sociedade em Rede”, de Castells (2009) e Pós-Modernidade, com Lyotard (2009). O nosso aporte teórico-metodológico abarca as contribuições dos Estudos Culturais em Hall (2006) e Análise do Discurso, com Orlandi (2015). A pesquisa é de cunho qualitativo e os resultados obtidos apontam para uma significativa heterogeneidade no discurso dos sujeitos sobre o uso pedagógico das TDIC na prática docente. Quanto aos resultados das análises dos documentos, identificamos que os do Brasil apresentam um discurso sobre inovação voltado para o mercado de bens, produtos e serviços, e que existe pouca discussão com relação à inovação no contexto de formação docente; quanto aos documentos de Portugal, eles destacam a necessidade de se investir na mobilidade dos docentes como forma de garantia de uma formação holística. Identificamos ainda que não existe uma relação/correspondência entre o discurso dos docentes do Brasil e o discurso contido nos documentos oficiais com relação à inovação e à formação continuada dos docentes para com uso pedagógico das TDIC no Ensino Superior; já os docentes de Portugal, nas entrevistas, sempre relacionaram os seus discursos aos documentos normativos de seu país.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação- Tecnologias digitaispt_BR
dc.subjectInovação Pedagógicapt_BR
dc.subjectUniversidades Brasileiraspt_BR
dc.subjectPortugal – Universidadespt_BR
dc.subjectUFPE - Pósgraduaçãopt_BR
dc.titleOs discursos sobre o uso pedagógico das TDIC em universidades do Brasil e de Portugalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7357782022962842pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7155629480601286pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe research presents a view of the paradigmatic changes that have been occurring in higher education at an international level, justified by the transformations in postmodern society, which has had an impact on the university teaching model. We aim to analyze, through the discourse contained in official documents and university professors from Brazil and Portugal, how strategies are being adopted that promote pedagogical innovation with the use of Digital Information and Communication Technologies in the classroom. We start from the assumption that the pedagogical use of TDIC provides an expansion of didactic strategies and innovative practices, which consequently will broaden the process of improving students' Digital Culture, making content meaningful and providing humanistic and critical transdisciplinary training, meeting the demands of postmodern society. As a theoretical contribution, we discussed “Society in Network”, by Castells (2009) and Post-Modernity, with Lyotard (2009). Our theoretical and methodological contribution includes the contributions of Cultural Studies in Hall (2006) and Discourse Analysis, with Orlandi (2015). The research is of a qualitative nature and the results obtained point to a significant heterogeneity in the discourse of the subjects about the pedagogical use of TDIC in teaching practice. As for the results of the analysis of the documents, we identified that those from Brazil present a discourse on innovation aimed at the market for goods, products and services, and that there is little discussion regarding innovation in the context of teacher education; as for documents from Portugal, they highlight the need to invest in teacher mobility as a way of guaranteeing holistic training. We also identified that there is no relationship / correspondence between the discourse of teachers in Brazil and the discourse contained in official documents in relation to innovation and the continuing education of teachers for the pedagogical use of TDIC in Higher Education; the professors of Portugal, in their interviews, always related their speeches to the normative documents of their country.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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