Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37797
Compartilhe esta página
Título: | O livro didático de língua inglesa e o PNLD : um olhar reflexivo sob o viés da Linguística Aplicada |
Autor(es): | ARAÚJO, Laryssa Barros |
Palavras-chave: | Linguística Aplicada; Livro didático de inglês; PNLD; Pergunta expansiva dialógica |
Data do documento: | 7-Fev-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ARAÚJO, Laryssa Barros. O livro didático de língua inglesa e o PNLD: um olhar reflexivo sob o viés da Linguística Aplicada. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | A Linguística Aplicada é uma área do conhecimento que teve como pesquisas iniciais o ensino e elaboração de materiais didáticos de línguas. Nos dias atuais, a área abrange os problemas que perpassam a sociedade em diversos contextos, entre eles os acontecimentos educacionais. No âmbito educacional, o livro didático (LD), em muitos casos, é a única ferramenta pedagógica disponível em escolas regulares devido a diversos fatores, entre eles, a falta de incentivo e financiamento na educação (ARAÚJO, 2016). Nesse viés, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é uma política pública desenvolvida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) na década de 90 para contribuir com melhorias para o LD, o qual encontra-se em voga até os dias atuais. O principal intuito é auxiliar na escolha do livro a ser adotado em escolas regulares, através do edital de chamada para inscrição, eleição e análise dos livros aprovados para todos os componentes curriculares de todos os níveis escolares. Portanto, considerando a importância do livro didático na nossa sociedade, como também a atenção do Estado voltada para o mesmo, o objetivo desta pesquisa é analisar as perguntas de compreensão textual da coleção de livro didático Way To Go!, visando sugerir perguntas complementares na perspectiva expansiva dialógica (NININ, 2018), tomando as orientações sobre os compromissos contemporâneos do PNLD e os caminhos crítico e indisciplinar da LA (BRASIL, 2017; RAJAGOPALAN, 2006; MOITA LOPES, 2006). Para alcançar tal objetivo, analisamos o manual do professor e o livro do estudante da coleção em questão. Para o primeiro, recortamos a seção interdisciplinaridade para observar se a perspectiva adotada pelos autores coincide com o que propõe a Linguística Aplicada. Para o segundo, recortamos as seções Reading e Looking Ahead para compreender as perguntas das atividades e, posteriormente, elaborar perguntas complementares que possibilitem a expansão do tema do texto. A presente pesquisa pode ser considerada como bibliográfica e qualitativa, visto que não há preocupação referente à quantificação dos dados, mas sim ao conteúdo dos mesmos. Os resultados mostram que algumas atividades de compreensão já abordam o texto sob o viés crítico e expansivo, entretanto, pensamos na necessidade de que atividades nesse viés sejam recorrentes no LD. Por isso, concebemos a necessidade de elaborar perguntas complementares para ampliar o trabalho crítico e expansivo dialógico no que tange às temáticas referentes às diversidades sociais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37797 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Laryssa Barros Araújo.pdf | 2,97 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons