Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37797
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LARRÉ, Júlia Maria Raposo Gonçalves de Melo | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Laryssa Barros | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-03T18:52:36Z | - |
dc.date.available | 2020-09-03T18:52:36Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-07 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Laryssa Barros. O livro didático de língua inglesa e o PNLD: um olhar reflexivo sob o viés da Linguística Aplicada. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37797 | - |
dc.description.abstract | A Linguística Aplicada é uma área do conhecimento que teve como pesquisas iniciais o ensino e elaboração de materiais didáticos de línguas. Nos dias atuais, a área abrange os problemas que perpassam a sociedade em diversos contextos, entre eles os acontecimentos educacionais. No âmbito educacional, o livro didático (LD), em muitos casos, é a única ferramenta pedagógica disponível em escolas regulares devido a diversos fatores, entre eles, a falta de incentivo e financiamento na educação (ARAÚJO, 2016). Nesse viés, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é uma política pública desenvolvida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) na década de 90 para contribuir com melhorias para o LD, o qual encontra-se em voga até os dias atuais. O principal intuito é auxiliar na escolha do livro a ser adotado em escolas regulares, através do edital de chamada para inscrição, eleição e análise dos livros aprovados para todos os componentes curriculares de todos os níveis escolares. Portanto, considerando a importância do livro didático na nossa sociedade, como também a atenção do Estado voltada para o mesmo, o objetivo desta pesquisa é analisar as perguntas de compreensão textual da coleção de livro didático Way To Go!, visando sugerir perguntas complementares na perspectiva expansiva dialógica (NININ, 2018), tomando as orientações sobre os compromissos contemporâneos do PNLD e os caminhos crítico e indisciplinar da LA (BRASIL, 2017; RAJAGOPALAN, 2006; MOITA LOPES, 2006). Para alcançar tal objetivo, analisamos o manual do professor e o livro do estudante da coleção em questão. Para o primeiro, recortamos a seção interdisciplinaridade para observar se a perspectiva adotada pelos autores coincide com o que propõe a Linguística Aplicada. Para o segundo, recortamos as seções Reading e Looking Ahead para compreender as perguntas das atividades e, posteriormente, elaborar perguntas complementares que possibilitem a expansão do tema do texto. A presente pesquisa pode ser considerada como bibliográfica e qualitativa, visto que não há preocupação referente à quantificação dos dados, mas sim ao conteúdo dos mesmos. Os resultados mostram que algumas atividades de compreensão já abordam o texto sob o viés crítico e expansivo, entretanto, pensamos na necessidade de que atividades nesse viés sejam recorrentes no LD. Por isso, concebemos a necessidade de elaborar perguntas complementares para ampliar o trabalho crítico e expansivo dialógico no que tange às temáticas referentes às diversidades sociais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Linguística Aplicada | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de inglês | pt_BR |
dc.subject | PNLD | pt_BR |
dc.subject | Pergunta expansiva dialógica | pt_BR |
dc.title | O livro didático de língua inglesa e o PNLD : um olhar reflexivo sob o viés da Linguística Aplicada | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3033702449248218 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5560834728346049 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | Applied linguistics is an area of knowledge whose initial researches were teaching and production of language teaching materials. Nowadays, the area covers the problems of society in various contexts, including the educational one. In this case, the textbook, in many, in many cases, is the only pedagogical tool available in regular schools due to several factors, among them lack of incentive and funding in education (ARAÚJO, 2016). In this sense, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) is a public policy developed by the Ministério da Educação e Cultura (MEC) in the 1990s, which is in vogue nowadays. One of its responsibilities is to help the selection of the textbook to be adopted in regular schools, by means of call for election and analysis of the approved books for all curricular components of all school levels. Therefore, considering the importance of the textbook in our society, as well as the attention focused on it and the aspects presented, the objective of this research is to analyze the questions about the text of the textbook Way To Go!, to suggest complementary questions in a expansive dialogue perspective (NININ, 2018), taking the PNLD guidelines about contemporary commitments and the LA paths (BRASIL, 2017; RAJAGOPALAN, 2006; MOITA LOPES, 2006). To do so, teacher‟s guide and student‟s book were analysed. For the first one, interdisciplinarity section were analysed in order to observe the perspective adopted coincides with the perpective proposed by Applied Linguistics. For the second, Reading and Looking Ahead sections were selected to understand the kind of the activities and, later on, to elaborate complementary questions allowing the expansion and critical thinking of the text. The present research can be considered as bibliographic and qualitative, since there is no concern regarding the quantification of the data, but rather of its content. The results show that some comprehension activities already approach the text under the critical and expansive bias, however, we think about the need for activities in this bias to be recurrent in the LD. For this reason, the need to elaborate complementary questions to expand the critical and expansive dialogical work regarding the themes related to social diversities was conceived. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Laryssa Barros Araújo.pdf | 2,97 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons