Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37719

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBELLEMAIN, Franck Gilbert René-
dc.contributor.authorSILVA, Ewerton Ricardo Laurentino Gomes da-
dc.date.accessioned2020-08-25T16:27:13Z-
dc.date.available2020-08-25T16:27:13Z-
dc.date.issued2019-11-21-
dc.identifier.citationSILVA, Ewerton Ricardo Laurentino Gomes da. A engenharia didático-informática como suporte para discutir potencialidades e limites do geogebra para o estudo de sistemas lineares. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37719-
dc.description.abstractEsta pesquisa debruça-se sobre os elementos que possibilitam o desenvolvimento de uma prototipação de um micromundo matemático, para a abordagem da manipulação das representações gráfica e algébrica das soluções de um Sistema de Equação Linear. Como aporte teórico-metodológico, evidenciamos alguns princípios da Engenharia Didático-Informática, a qual, em uma perspectiva transdisciplinar, é o resultado da integração dos princípios da Engenharia Didática e os da Engenharia de Software, com vista a fornecer encaminhamentos teórico-metodológicos para a identificação das necessidades do domínio, mais especificamente, do nosso objeto de estudo. Dessa forma, desenvolvemos uma ampla abordagem dos Sistemas Linearespor meio da análise preliminar de suas dimensões epistemológica, cognitiva, didática e informática. À guisa de comentário, vale destacar que toda essa análise subsidia o processo de elaboração dos requisitos a serem contemplados na prototipação. Um segundo elemento que pomos em evidência se refere à análise dos software existentes que tratam do nosso objeto de estudo, uma vez que, em nossa pesquisa, mostrou-se deveras pertinente, pois nos possibilitou um panorama das atividades que já eram contempladas e das lacunas que eles apresentavam. Desse modo, propusemos uma proposta viável de um futuro software à luz dos elementos trazidos pelas quatro dimensões supracitadas, por meio da qual esperamos responder de uma certa forma às especificidades que esse tema exige.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSistemas de Equação Linearpt_BR
dc.subjectEngenharia de Softwarept_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleA engenharia didático-informática como suporte para discutir potencialidades e limites do geogebra para o estudo de sistemas linearespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7262168990673295pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8667486345431443pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis research focuses on the elements that allow the development of a prototype of a mathematical microworld. It is related to the manipulation of graphical and algebraic representations of solutions in a Linear Equation System. As theoretical and methodological support, we focus on some principles of Didactic and Informatics Engineering, which, as a transdisciplinary perspective, is the result of the integration between Engineering Pedagogy and Software Engineering principles. Based on that, we developed a broad approach to Linear Systems from a preliminary analysis of its epistemological, cognitive, didactic, and informatics dimensions. It is important to note that this analysis subsidizes the process of elaboration of requirements to a prototype. The second element in this research is the analysis of software that deals with our object of study, which, in turn, allowed us an overview of the activities that it already contemplated and possible gaps. Thus, we proposed a future software from the elements of the four dimensions above, hoping to respond to the specifics features that this theme requires.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ewerton Ricardo Laurentino Gomes da Silva.pdf3,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons