Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36344

Compartilhe esta página

Título: A natureza da ciência nas atividades experimentais do livro do professor, " Nutrição e locomoção no organismo humano" - Projeto Sabiah!
Autor(es): LIRA, Cynthia Gomes de
Palavras-chave: Ciências - ensino; Ciências - experimentos; Ciências - atividades didáticas; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 30-Ago-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIRA, Cynthia Gomes de.A natureza da ciência nas atividades experimentais do livro do professor, " Nutrição e locomoção no organismo humano" - Projeto Sabiah!. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Esta pesquisa tem como principal objetivo compreender a concepção de Natureza da Ciência presente no livro do professor adotado pela Prefeitura do Recife, “Nutrição e Locomoção no Organismo Humano”, direcionado ao 8º anos do Ensino Fundamental e constitutivo do Projeto Sabiah (PS), que vinculado ao ensino de ciências atendeu 19 escolas em sua vigência (2015-2016). Divulgando uma proposta metodológica própria para o ensino de ciências, baseada na investigação e utilização de experimentos, o PS ocupou considerável atenção na estrutura curricular prescrita para o ensino de ciências, em especial, das Escolas Municipais em Tempo Integral do Recife. Dentre as peculiaridades que envolvem tais escolas, tanto a perspectiva da ampliação da jornada escolar, assim como questões estruturais (incluindo construção de laboratórios de ciências) têm relação direta com a implementação do PS, que subsidiou o então criado componente curricular “práticas experimentais”. Soma-se a isso a parceria com empresa privada para aquisição de kits com materiais para realização de experimentos, assim como, formação de professores para utilização dos mesmos. Pesquisas na área do ensino de ciências consideram que as diferentes concepções filosóficas acerca da Natureza da Ciência, ou em outras palavras, do que é e de como se faz ciência, são refletidas na produção do conhecimento científico e envolvem questões tanto teóricas quanto metodológicas. Tais questões reverberam nos processos educativos, os quais objetivam o ensino de ciências. Esta é uma pesquisa documental, cuja Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977) possibilitou tais resultados: conteúdos e objetivos majoritariamente conceituais e recursos didáticos exclusivos. Foram reunidas evidências sobre qual concepção de Natureza da Ciência é endossada para o ensino de ciências da prefeitura da cidade do Recife, e em que medida essas atividades experimentais correspondem à perspectiva didático-metodológica investigativa, tal qual divulgada pelo próprio PS.
Descrição: MARCEDO, Francimar Martins Teixeira, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: TEIXEIRA, Francimar Martins
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36344
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Cynthia Gomes de Lira.pdf3,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons