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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36344

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMACEDO, Francimar Martins Teixeira-
dc.contributor.authorLIRA, Cynthia Gomes de-
dc.date.accessioned2020-02-05T18:11:14Z-
dc.date.available2020-02-05T18:11:14Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationLIRA, Cynthia Gomes de.A natureza da ciência nas atividades experimentais do livro do professor, " Nutrição e locomoção no organismo humano" - Projeto Sabiah!. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36344-
dc.descriptionMARCEDO, Francimar Martins Teixeira, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: TEIXEIRA, Francimar Martinspt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como principal objetivo compreender a concepção de Natureza da Ciência presente no livro do professor adotado pela Prefeitura do Recife, “Nutrição e Locomoção no Organismo Humano”, direcionado ao 8º anos do Ensino Fundamental e constitutivo do Projeto Sabiah (PS), que vinculado ao ensino de ciências atendeu 19 escolas em sua vigência (2015-2016). Divulgando uma proposta metodológica própria para o ensino de ciências, baseada na investigação e utilização de experimentos, o PS ocupou considerável atenção na estrutura curricular prescrita para o ensino de ciências, em especial, das Escolas Municipais em Tempo Integral do Recife. Dentre as peculiaridades que envolvem tais escolas, tanto a perspectiva da ampliação da jornada escolar, assim como questões estruturais (incluindo construção de laboratórios de ciências) têm relação direta com a implementação do PS, que subsidiou o então criado componente curricular “práticas experimentais”. Soma-se a isso a parceria com empresa privada para aquisição de kits com materiais para realização de experimentos, assim como, formação de professores para utilização dos mesmos. Pesquisas na área do ensino de ciências consideram que as diferentes concepções filosóficas acerca da Natureza da Ciência, ou em outras palavras, do que é e de como se faz ciência, são refletidas na produção do conhecimento científico e envolvem questões tanto teóricas quanto metodológicas. Tais questões reverberam nos processos educativos, os quais objetivam o ensino de ciências. Esta é uma pesquisa documental, cuja Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977) possibilitou tais resultados: conteúdos e objetivos majoritariamente conceituais e recursos didáticos exclusivos. Foram reunidas evidências sobre qual concepção de Natureza da Ciência é endossada para o ensino de ciências da prefeitura da cidade do Recife, e em que medida essas atividades experimentais correspondem à perspectiva didático-metodológica investigativa, tal qual divulgada pelo próprio PS.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiências - ensinopt_BR
dc.subjectCiências - experimentospt_BR
dc.subjectCiências - atividades didáticaspt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleA natureza da ciência nas atividades experimentais do livro do professor, " Nutrição e locomoção no organismo humano" - Projeto Sabiah!pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0339467827338911pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3496051954346908pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this research is to understand the conception of Nature of Science present in the book of the professor adopted by the Recife City Hall, “Nutrição e Locomoção no Organismo Humano”, directed to the 8th grade of the Sabiah Project, which linked to science education attended 19 schools in its term (2015-2016). Disseminating its own methodological proposal for science teaching, based on research and the use of experiments, the Sabiah Project focused considerable attention on the curricular structure prescribed for science teaching, especially at the Full-Time Municipal Schools of Recife. Among the peculiarities that involve such schools the perspective of the extension of the school day, as well as structural issues (including construction of science laboratories) are directly related to the implementation of the Sabiah Project, which subsidized the then created curriculum component “experimental practices”. Added to this is the partnership with a private company to purchase kits with materials to conduct experiments, as well as training teachers to use them. Research in science education considers that the different philosophical conceptions about the Nature of Science, or in other words, what science is and how it is made, are reflected in the production of scientific knowledge and involve both theoretical and methodological issues. Such questions reverberate in the educational processes, which aim at science teaching. This is a documentary research, whose Content Analysis proposed by Bardin (1977) enabled such results: mostly conceptual content and objectives and exclusive didactic resources. Evidence was gathered about which conception of Nature of Science is endorsed for the science teaching of the city of Recife, and to what extent these experimental activities correspond to the didactic-methodological investigative perspective, as disclosed by the Sabiah Project itself.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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