Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35736

Comparte esta pagina

Título : Projetos de vida dos jovens do ensino médio de escola pública
Autor : SILVA, Amanda Félix da
Palabras clave : Educação pública; Juventude; Ensino médio – Brasil; UFPE - Pós-graduação
Fecha de publicación : 29-ago-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Amanda Félix da. Projetos de vida dos jovens do ensino médio de escola pública. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : A presente dissertação insere-se na Linha de Pesquisa sobre Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. O objetivo central foi analisar as percepções que os jovens matriculados no ensino médio de escolas públicas têm sobre a função da escola na construção de seus projetos de vida. Dado o objetivo, buscou-se: Identificar quais os projetos de vida dos jovens; Verificar quais são as estratégias utilizadas por eles para alcançar seus projetos de vida; Caracterizar as práticas escolares que influenciam na construção de estratégias para a realização de projetos de vida. Discutiu-se o conceito de juventude considerando a faixa etária, concepções geracionais, sua condição de classe e como sendo uma categoria socialmente construída, esta última sendo a norteadora do trabalho, pois entendeu-se que existem “Juventudes” e não apenas “juventude”, portanto, para entender essa categoria foi necessário situá-la em aspectos individuais e coletivos. A pesquisa foi conduzida em duas etapas: na primeira foi realizada um estudo exploratório para identificar o perfil social, econômico e cultural de 55 jovens matriculados em duas escolas estaduais da cidade do Paulista em Pernambuco; e na segunda, realizou-se entrevistas semiestruturadas com 24 jovens, 12 de cada escola investigada. Para a avaliação dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados revelaram que a escola tem uma função nas vidas dos jovens e eles reconhecem e legitimam a escola como sendo importante e essencial para a sua formação e construção de seus projetos de vida. Os jovens avaliados desejam concluir seus estudos, ter uma formação de qualidade e alcançar uma profissão que vão lhes permitir ter uma estabilidade financeira. De acordo com as opiniões dos jovens avaliados, frequentar a escola e estudar, é a estratégia principal que garantirá a realização de seus projetos de vida. Além disso, exercer algum trabalho também apareceu como uma estratégia, visto que para esses jovens é por meio do trabalho que eles irão alcançar seus respectivos sonhos, pois é o trabalho que garante os recursos financeiros necessários. Ainda de acordo com os resultados, as práticas e atividades que são realizadas pelas escolas e que mais ajudam os jovens na elaboração de seus projetos de vida, estão relacionadas com aquilo que eles podem colocar em prática fora da sala de aula. Foram as aulas mais dinâmicas que estimularam a curiosidade e os fizeram pensar e agir: feiras de ciências, os passeios, atividades extraclasse, aulas nos laboratórios, debates, trabalhos e projetos em grupos. Conclui-se que os jovens avaliados desejam concluir seus estudos, ter uma formação de qualidade e alcançar uma profissão que vão lhes permitir ter uma estabilidade financeira, bens culturais e materiais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35736
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Amanda Félix da Silva.pdf2,38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons