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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35501
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Título: | A relação entre a herança dos grupos sanguíneos e o sistema imunológico : uma sequência didática para o Ensino Médio |
Autor(es): | FARIAS, Eldade Machado de |
Palavras-chave: | Genética; Sistema Imunitário; Técnicas Didáticas |
Data do documento: | 29-Jun-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | FARIAS, Eldade Machado de. A relação entre a herança dos grupos sanguíneos e o sistema imunológico: uma sequência didática para o Ensino Médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019. |
Abstract: | A pesquisa tem como objetivo analisar como uma Sequência Didática (SD) colabora com a aprendizagem dos conteúdos presentes na relação da herança dos grupos sanguíneos com o sistema imunológico pelos estudantes do Ensino Médio. A relação entre a herança dos grupos sanguíneos e o sistema imunológico geralmente é abordada no terceiro ano do Ensino Médio. Ela envolve conceitos complexos e abstratos, cabendo ao professor utilizar de estratégias que ajudem os alunos a superarem essas dificuldades. Pensando nisso, o desenvolvimento de uma SD pode proporcionar um ensino conceitual mais interativo e participativo, abrindo espaços para reflexão e ressignificação de conceitos. A pesquisa envolveu uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, realizada com 20 alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública estadual no município de Feira Nova - PE. O processo intervencionista ocorreu em quatro etapas (questionário prévio, planejamento, aplicação da sequência e pós-teste). A aplicação da SD aconteceu em cinco momentos (aulas expositivas dialogadas, simulações, modelos, mapa conceitual). Durante toda a intervenção, os estudantes participaram ativamente, tendo um maior interesse nos momentos das simulações de transfusão sanguínea e na construção do modelo didático. Houve pouco interesse dos alunos na elaboração do mapa conceitual individual e por depender de conhecimento técnico, mas muito bem recebido, quando em sua produção coletiva, cujas discussões foram significativas. Consideramos que a SD possibilitou a ressignificação dos conceitos que envolvem a relação entre os Sistemas Sanguíneos e Imunológicos mais perceptíveis por meio das atividades lúdicas ao estudante. A sequência proposta oportunizou uma participação mais ativa do estudante na construção e reconstrução dos conceitos, podendo observar os conteúdos mais visivelmente, de forma holística e menos fragmentada. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35501 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
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