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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35360

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Title: A experimentação nos exercícios de laboratório proposta no livro ‘Biologia : das moléculas ao homem’ do Biological Sciences Curriculum Study (BSCS - versão azul)
Authors: SILVA, Thaís Soares da
Keywords: Biological Science Curriculum Study; Prática de ensino; Ciência – Material didático; UFPE - Pós-graduação
Issue Date: 29-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Thaís Soares da. A experimentação nos exercícios de laboratório proposta no livro ‘Biologia: das moléculas ao homem’ do Biological Sciences Curriculum Study (BSCS - versão azul). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: No presente estudo, analisamos qual a concepção de experimentação didática está instituída no Guia de laboratório da coleção de livros ‘Biologia: das moléculas ao homem’, proposta pela equipe do Biological Science Curriculum Study (BSCS-versão azul). O BSCS se denota como um projeto curricular que produziu diversos materiais didáticos, organizados numa coleção que possui filmes, manuais e livros didáticos que se caracterizam como um currículo. O BSCS é incorporado, introduzindo conteúdos e materiais para reformulação curricular do ensino das ciências no Brasil. Utilizamos como referencial teórico Goodson (1995; 1997), Lopes e Macedo (2004; 2011). Para a exploração do material, utilizamos análise de conteúdo temática com categorias a priori e a posteriori proposta por Bardin. Após as verificações, compreendemos que os exercícios de laboratório propostos refletem a ideia de que o ensino de ciências tem como cerne o aprendizado do que se chamava ‘método científico’. Esse consiste em fazer experimentos que vivenciem as etapas do método científico como observação, formulação de hipóteses e experimentação. Identificamos, inclusive, que a coleção apresenta 58 exercícios de laboratório, dos quais 22 (vinte e dois) estão apresentados no primeiro volume, e 36 (trinta e seis) estão retratados no segundo volume. Após a exploração do material, foi possível indicar que nem todos os capítulos possuem atividades experimentais correspondentes às temáticas abordadas, como por exemplo, os conteúdos pertencentes à temática genética que não apresentam atividades práticas correlacionadas à teoria. Já outros conteúdos possuem exercícios que contêm mais de uma atividade sugerida, como é o caso de assuntos relacionados à área da fisiologia. Ao examinarmos o material, entendemos que a intencionalidade do livro é fazer com que os discentes compreendam a natureza da ciência e de seus processos. Constatamos isso ao salientarmos a estrutura do texto prevista pelo livro, que aborda o conteúdo alinhado a uma narração científica ao invés de uma súmula de conclusões, ou seja, o conteúdo deve ser abordado simultaneamente com os exercícios de laboratório, fazendo com que, dessa forma, haja uma maior interação entre os fatos, as ideias e os procedimentos. As atividades experimentais declinadas nos livros se constituem como um conjunto de ações, cuja finalidade é comprovar as conclusões abordadas no conteúdo, o que, de certa forma, é antagônico aos ideais de promover uma ascensão científica através da educação, visto que as atividades tinham muito mais um caráter de comprovar os fatos e as teorias do que fazer com que os alunos construam as suas próprias concepções.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35360
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

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