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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35329
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Título : | O uso do jogo de cartas do universo transmidiático Pokémon sob a perspectiva das estruturas aditivas e multiplicativas |
Autor : | SILVA, Nadine Rodrigues da |
Palabras clave : | Educação - Matemática; Pokémon (Jogo); Narrativa transmidiática; UFPE - Pós-graduação |
Fecha de publicación : | 17-dic-2018 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Nadine Rodrigues da. O uso do jogo de cartas do universo transmidiático Pokémon sob a perspectiva das estruturas aditivas e multiplicativas. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. |
Resumen : | Partindo da premissa de que é possível utilizar alguns jogos, desenhos, quadrinhos, dentre outros, em benefício da Educação Matemática, nosso objetivo principal nesta dissertação é analisar as potencialidades educacionais de um elemento midiático de uma obra transmidiática de entretenimento, o Universo Pokémon, sob a perspectiva da Educação Matemática, à luz da Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud, na aprendizagem das estruturas aditivas e multiplicativas. Esclarecemos que “elemento midiático” é aquele relacionado a uma mídia tecnológica e/ou uma comunicação e que “obra transmidiática” significa uma estrutura cujas histórias são dispersas de forma sistemática através das múltiplas plataformas midiáticas Para o estudo, escolhemos o jogo de cartas como objeto de pesquisa. Nossa coleta se deu por meio da análise das cartas do baralho e das intervenções com o jogo com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Dentre os resultados encontramos, podemos destacar que os comandos de algumas cartas do baralho representam situações matemáticas com problemas aditivos e multiplicativos. Além disso, as intervenções nos mostraram que esta relação Pokémon e Matemática é perceptível pelos alunos. Esta pesquisa pode trazer contribuições relevantes, pois ao estimular os alunos a solucionarem problemas matemáticos de maneira lúdica, a partir de um contexto com o qual eles estejam familiarizados, torna a compreensão do conceito mais simples, favorecendo a aprendizagem destes alunos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35329 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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