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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35329

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Ana Beatriz Gomes Pimenta de-
dc.contributor.authorSILVA, Nadine Rodrigues da-
dc.date.accessioned2019-11-28T17:49:58Z-
dc.date.available2019-11-28T17:49:58Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.citationSILVA, Nadine Rodrigues da. O uso do jogo de cartas do universo transmidiático Pokémon sob a perspectiva das estruturas aditivas e multiplicativas. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35329-
dc.description.abstractPartindo da premissa de que é possível utilizar alguns jogos, desenhos, quadrinhos, dentre outros, em benefício da Educação Matemática, nosso objetivo principal nesta dissertação é analisar as potencialidades educacionais de um elemento midiático de uma obra transmidiática de entretenimento, o Universo Pokémon, sob a perspectiva da Educação Matemática, à luz da Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud, na aprendizagem das estruturas aditivas e multiplicativas. Esclarecemos que “elemento midiático” é aquele relacionado a uma mídia tecnológica e/ou uma comunicação e que “obra transmidiática” significa uma estrutura cujas histórias são dispersas de forma sistemática através das múltiplas plataformas midiáticas Para o estudo, escolhemos o jogo de cartas como objeto de pesquisa. Nossa coleta se deu por meio da análise das cartas do baralho e das intervenções com o jogo com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Dentre os resultados encontramos, podemos destacar que os comandos de algumas cartas do baralho representam situações matemáticas com problemas aditivos e multiplicativos. Além disso, as intervenções nos mostraram que esta relação Pokémon e Matemática é perceptível pelos alunos. Esta pesquisa pode trazer contribuições relevantes, pois ao estimular os alunos a solucionarem problemas matemáticos de maneira lúdica, a partir de um contexto com o qual eles estejam familiarizados, torna a compreensão do conceito mais simples, favorecendo a aprendizagem destes alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação - Matemáticapt_BR
dc.subjectPokémon (Jogo)pt_BR
dc.subjectNarrativa transmidiáticapt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleO uso do jogo de cartas do universo transmidiático Pokémon sob a perspectiva das estruturas aditivas e multiplicativaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coPESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4961236106619161pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7155629480601286pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxStarting from the premise that it is possible to use some games, drawings, comics, among others, for the benefit of Mathematical Education, our main objective in this dissertation is to analyze the educational potentialities of a media element of a transmedia entertainment work, the Pokémon Universe, under the perspective of Mathematical Education, in the light of Gérard Vergnaud's Theory of Conceptual Fields, in the learning of additive and multiplicative structures. We clarify that "media element" is one related to a technological media and / or communication and that "transmedia work" means a structure whose stories are systematically dispersed across multiple media platforms. For the study, we chose card games as their object of research. Our collection took place through the analysis of the deck cards and the interventions with the game with students of the 6th grade of elementary school. Among the results we found, we can highlight that the commands of some cards in the deck represent mathematical situations with additive and multiplicative problems. In addition, the interventions showed us that this Pokémon and Mathematics relationship is noticeable by the students. This research can make relevant contributions because by stimulating students to solve mathematical problems in a playful way, from a context with which they are familiar, makes understanding the concept simpler, favoring the learning of these students.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3021252548409195pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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