Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34779
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FARIAS, Daniella Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Artur Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-18T18:16:22Z | - |
dc.date.available | 2019-10-18T18:16:22Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-25 | - |
dc.date.submitted | 2019-10-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Artur Rodrigues da. Mad Max: estrada da fúria, interfaces entre o design e a teoria do imaginário. Caruaru: O Autor, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34779 | - |
dc.description.abstract | Partindo da compreensão da Teoria do Imaginário de que os símbolos e os arquétipos revelam uma bacia semântica humana, composta de elementos universais e locais, procurou-se, neste trabalho, identificar as principais recor-rências imagéticas ou simbólicas na Trilogia Mad Max, bem como na película Mad Max: estrada de fúria e o modo como o design contribuiu, graficamente, para a construção narrativa na concepção de fotografia deste filme - para tanto, usou-se como referência a obra Novos fundamentos do Design, de Ellen Lup-ton e Jennifer Cole Phillips. A pesquisa iniciou-se com um uma análise apro-fundada das recorrências imagéticas presentes na trilogia Mad Max para, em seguida, investir-se nos conceitos presentes no filme Mad Max: estrada fúria, tanto à luz de Gilbert Durand, quanto sob a perspectiva do design. Por fim, ao longo de uma discussão, vemos a importância de alternarmos teorias e meto-dologias, aproximando-nos, desse modo, da fecundidade de arcabouços não cartesianos para o trabalho com o design. | pt_BR |
dc.format.extent | 72p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cinema - Austrália | pt_BR |
dc.subject | Imaginação | pt_BR |
dc.subject | Artes gráficas - Austrália | pt_BR |
dc.subject | Simbolismo | pt_BR |
dc.subject | Cinematografia - Austrália | pt_BR |
dc.title | Mad Max: estrada da fúria, interfaces entre o design e a teoria do imaginário. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8278433H9&tokenCaptchar=03AOLTBLTi2U0CRb4ZWvgzain1D6SRj0UrVEoYgYRA8p4Y2lq-dwcg9kAq4Xkg5rGc9ZQpGPYkEyRRKXgd9DSchQJldsVQL9ZUq6h5Gc-mfmkVkV7YSfVhi2vJeYYTnfYHdXONGBQTI0IdgleITicNShXUWMENh_e6ZBsQTTKnbUUNa0GK1aTdYrqZXy0G3Bl4zvLxJO9HDiqZWL45-o__MWUEBMogRFhs1J8ZQeruMHHgGVL9xbfXsp_bgVg_sO12fG975ISE9nh5AHeHtqosqekPQTZvZLg_PJA1NRLF0FTX96N3JT26-zzoGsqVj_3_Z4MvogA7TA4GnZbqvXpu2_A_SW0X0JU3LZesU2gfA5jSTrZH-vChcOQDlxyTUxJNNg9e0KYIBfJDhQ7TW2doqUBnQIYL-0Ujtt2141oisIZ5otSFIqRRsTVkxH_4f-B5IDQkRivBjcDRQvmX5srDMIOYnq5vmVr_xVJfDLs-vyb3RdNg8rGU52VEPoBHK1T0sEo8z8BJ7CU1 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765830Z0&tokenCaptchar=03AOLTBLSN1UmS-kDH0edvF-8ZnQbedI3tynaNxdh3RamV1WYRYDuhfUr-ae3yR2TIBLgBd9VQh8kfq3EVtJIzVBosoD43yqCpZyhYkr51ZR5xWV0Y-wYdysdSH20GqMjLs8ICsUsYcysrRlRvZDQa4NWIRJaWHMkknbkkOqD-Dc7_DDYfkWX76rcxwQnbN6s1Z5RUBUAwlCgETxGMkChFHWA3GCIEGSs1hftxoxlgQ4QSEOQTBh2PlxUQr8URduNcUOnMBpY84c4sMCopLZ-iDrYfpbsQHuml4Nil4AT_aoIOD4k7xQcsEHADlM-HU6Q8Q-6_PqziGhYPDlW14nTrxRNFRhPcADmsL__oFHB-Ztlsb3Lf6mFp4I_nDOrLcGwXzafZVQ-5_G8ZJUdRBVTxKWS7__dLPWybR068M1pEB2eMLUTK5P6BYggSA2tgAZeBFNVZc8Vz7dBSsE_DovVI771xevj7EuWacFo1ZBkcwdE_XImEAlVz8xQjEp6BvjdOIXJ0c1oi4O3D | pt_BR |
dc.description.abstractx | Based on the understanding of the Theory of the Imaginary, in which symbols and archetypes reveal a human semantic basin, which is made from universal and local elements, this work had the goal of identifying the main ima-getic recurrences in the Mad Max trilogy, as well as in the standalone film Mad Max: Fury Road, endeavouring to understand how design contributed, graphi-cally, to the narrative construction in the photography concept of this film. To achieve that goal, Ellen Lupton and Jennifer Cole Phillips's Graphic Design: The New Basics was used as reference. This research began with an in-depth analysis of the imagetic recurrences present in the Mad Max trilogy and, fol-lowing that, focused in on the concepts present in Mad Max: Fury Road, having as basis both the teachings of Gilbert Durand, and a design perspective. In conclusion, throughout the discussion, we realize the importance of alternating theories and methodologies, thus getting closer to the richness of non-cartesian theoretical frameworks that can be used for work in design. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artur Rodrigues da Silva.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons