Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34402

Compartilhe esta página

Título: Indivíduos acondroplásicos e banheiros públicos : um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco - CAA.
Autor(es): VASCONCELOS, Hortência Lira de
Palavras-chave: Deficiência física; Estatura; Projeto de acessibilidade - Caruaru (PE); Banheiros; Antropometria
Data do documento: 11-Jul-2016
Citação: VASCONCELOS, Hortência Lira de. Indivíduos acondroplásicos e banheiros públicos : um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco - CAA. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: Nanismo é um termo utilizado para denominar um grupo de condições clínicas, responsáveis pela baixa estatura de indivíduos. A Acondroplasia é a forma mais comum de nanismo, a formação óssea é defeituosa e leva a diversas alterações do organismo do portador. Os indivíduos acondroplásicos fazem uso de ambientes configurados tanto para pessoas sem esta disfunção, quanto ambientes acessíveis nos termos da NBR 9050/2015, no entanto, a configuração dimensional destes ambientes não é concebida sob a consideração das necessidades do usuário. O objetivo deste trabalho foi analisar as características anatômicas dos portadores de Acondroplasia, com base no estudo de teses, dissertações e publicações científicas produzidas no campo de conhecimento da Ergonomia nacional e internacional. Utilizando-se do método de pesquisa bibliográfico e em seguida o comparativo, com o intuito de evidenciar as necessidades do acondroplásico e compara-las aos indivíduos não portadores da Acondroplasia, a partir de então, sugerir recomendações projetuais para a adequação ou concepção de banheiros na Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste, considerando este público alvo. Foi possível identificar e listar os problemas com necessidades de ajustes e propor soluções em forma de quadro, que compõem recomendações preliminares para adequar o ambiente, sem a necessidade de adaptação momentânea, possibilitando a independência e a autonomia do acondroplásico durante a execução de suas tarefas íntimas. Este estudo também oferece sugestões de parâmetros para profissionais da construção civil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34402
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VASCONCELOS, Hortência Lira de.pdf3,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons