Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34278

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos-
dc.contributor.authorMELO, Danilo Pontual de-
dc.date.accessioned2019-10-07T23:21:50Z-
dc.date.available2019-10-07T23:21:50Z-
dc.date.issued2019-03-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34278-
dc.description.abstractNosso estudo busca compreender possibilidades de abordagem da Educação Financeira (EF) de forma relacionada com a Matemática Financeira (MF), a partir de um grupo de estudo com professores de Matemática no Ensino Médio. A EF é um dos temas transversais ao currículo da Educação Básica, sendo assim, deve perpassar por toda a formação básica do estudante, abordada a partir de uma lente multidisciplinar, no entanto, pretendemos focar aqui na relação e aproximação que a temática possui com a MF. Utilizamos como fundamentação teórica a Educação Matemática Crítica (EMC) de Skovsmose (2000), a partir do que o autor denomina ambientes de aprendizagem. Nosso objetivo geral foi compreender possibilidades de abordagem da EF relacionada à MF a partir de um grupo de estudo com professores de Matemática do Ensino Médio. De forma específica, objetivamos: 1) identificar o que dizem os professores sobre EF e MF bem como as possibilidades de abordagem da EF a partir da relação com a MF; 2) promover reflexões sobre a relação entre EF e MF por meio de um grupo de estudo; 3) analisar as possíveis contribuições do grupo de estudo para a prática em sala de aula a partir da experiência dos professores participantes. A pesquisa tem natureza qualitativa, conta com a participação de dois professores de Matemática no Ensino Médio. No que corresponde à relação da EF com a MF os professores abordaram mais a primeira. Mesmo sendo objetivo do estudo compreender essa relação, este resultado nos mostra que a EF possui um caráter muito maior de discussão que apenas o campo matemático, isso pode ser reflexo das discussões sobre a EFE na perspectiva crítica no grupo de estudo, as quais orientaram a construção das aulas, daí o foco maior nas discussões, ao invés dos cálculos da MF. Dessa forma, acreditamos que é preciso uma maior investigação a respeito da relação EF/MF e quais seus desdobramentos para a formação financeira crítica dos estudantes da Educação Básica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectEducação - Matemáticapt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleEducação financeira e matemática financeira : compreendendo possibilidades a partir de um grupo de estudo com professores do ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6820011450803149pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3021252548409195pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxOur research seeks to understand possibilities of approaching Financial Education (EF) in a way related to Financial Mathematics (MF), from a study group with teachers of Mathematics in High School. EF is one of the cross-cutting themes of the Basic Education curriculum, so it must permeate all the basic training of the student, addressed from a multidisciplinary lens, however, we intend to focus here on the relation and approach that the subject has with the MF. We use as theoretical foundation the Critical Mathematical Education (EMC) of Skovsmose (2000), from what the author calls learning environments. Our general objective was to understand possibilities of approaching EF related to MF from a study group with teachers of Mathematics of High School. Specifically, we aim to: 1) identify what teachers say about EF and MF as well as the possibilities of approaching EF based on the relationship with MF; 2) to promote reflections on the relationship between EF and MF through a study group; 3) to analyze the possible contributions of the study group to the practice in the classroom based on the experience of the participating teachers. The research has a qualitative nature, with the participation of two Mathematics teachers in High School. In what corresponds to the relation of the EF with the MF the teachers approached more first. Although the objective of the study is to understand this relationship, this result shows that EF has a much greater discussion character than just the mathematical field, this may be a reflection of the discussions about EF in the critical perspective in the study group, which guided the construction of classes, hence the greater focus on the discussions, rather than MF calculations. In this way, we believe that more research is needed on the relationship between EF / MF and its consequences for the critical financial education of students of Basic Education.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Danilo Pontual de Melo.pdf2,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons