Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34273
Compartilhe esta página
Título: | Saberes mobilizados por professores de Geografia em início de carreira |
Autor(es): | MENDONÇA, Larissa Katarina |
Palavras-chave: | Professores de geografia; Professores iniciantes; Geografia; UFPE - Pós-graduação |
Data do documento: | 17-Mai-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Esta pesquisa trata dos saberes docentes de professores de Geografia em início de carreira. O interesse pela temática advém da nossa atuação como professora iniciante de Geografia em escolas públicas. Entendendo a fase inicial da docência como crucial para o processo de profissionalização docente, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os saberes mobilizados por professores iniciantes de Geografia e os possíveis obstáculos enfrentados por esses profissionais no exercício da docência. Utilizamos como aporte teórico principal para tratar da iniciação à carreira docente Huberman (2014), segundo o qual esta fase é marcada por desencontros entre os ideais e as realidades do exercício da profissão. Os saberes docentes foram abordados principalmente com base em Tardif (2014), Gauthier et al (2013), Freire (2014) e Pimenta (2005). Esses saberes são múltiplos, provêm de fontes diversas e levam em conta o sujeito professor nas suas variadas formas de ser, o que lhe conferem um caráter de natureza subjetiva. Desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como de campo com três professores iniciantes de Geografia da Rede estadual de Pernambuco. Eles atuavam em turmas dos anos finais de ensino fundamental e ensino médio. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: questionário socioeconômico; observação participante da prática dos três professores e entrevista semiestruturada. O corpus (construído pelo registro das observações e depoimentos) foi analisado por meio da técnica de análise de conteúdo temática, (Bardin, 2016). Os resultados foram organizados em dois eixos e cinco categorias que expressam os saberes docentes e as dificuldades enfrentadas por esses professores. A mobilização de saberes diversificados se fez presente nas práticas dos três docentes iniciantes de modo similar, porém cada um com suas particularidades. Os saberes adquiridos durante a formação se expressaram no modo como planejavam, no uso de metodologias e recursos didáticos e na gestão da sala de aula. Em relação aos saberes disciplinares, notamos na prática dos docentes iniciantes, tentativas de aderência ao princípio da interdisciplinaridade. Prevaleceram em suas práticas investidas contrárias às características mais tradicionais de ensino, principalmente, procurando valorizar o aluno como um sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem, o que de certa forma, estaria na contramão dos saberes da tradição pedagógica. O repertório de saberes experienciais se manifestou de modo mais explícito na gestão da sala de aula e no trato aos conhecimentos específicos de Geografia. As dificuldades vivenciadas pelos três professores se relacionaram principalmente à organização escolar e gestão da sala de aula. No geral, elas se coadunam com o que está posto na literatura sobre esses obstáculos, o que ratifica a entrada na carreira como um período conflituoso, carregado de dificuldades. Confirmam, também, que professores iniciantes de Geografia mobilizam um conjunto de múltiplos saberes para desenvolver suas práticas. Frente aos resultados, sugerimos que os saberes docentes sejam mais reconhecidos e problematizados no processo de formação inicial do professor de Geografia. Nessa perspectiva, maiores articulações entre a formação específica e pedagógica seriam pertinentes, inclusive contribuiriam para amenizar os desafios da fase inicial de ingresso na carreira docente. |
Descrição: | MENDONÇA, Larissa Katarina, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: MENDONCA, Larissa Katarina |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34273 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Larissa Katarina Mendonça.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons