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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34193

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPADILHA, Maria Auxiliadora Soares-
dc.contributor.authorLAUREANO, Simone Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-10-04T18:30:05Z-
dc.date.available2019-10-04T18:30:05Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34193-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar como a robótica educacional desenvolvida nos clubes das escolas implantados na Rede Municipal do Recife (RMER) contribuiu para o engajamento dos estudantes envolvidos. As repercussões desta ação como as conquistas e vitórias em campeonatos de robótica nos impeliram a investigar um tema ainda recente no Brasil, mas profundamente estudado no âmbito internacional e que têm impacto diretamente na qualidade de ensino: o engajamento estudantil. E para uma análise qualitativa dos dados construímos um instrumento de mensuração dos indicadores de engajamento nas dimensões: emocional, comportamental, cognitiva e agêntica mediante uma revisão de literatura que orientou este trabalho. A coleta de dados foi realizada em cinco clubes de robótica da RMER, na qual entrevistamos 62 estudantes por meio de formulário com 16 questões que abordaram as dimensões do engajamento estudantil. Os resultados apresentados nesta pesquisa apontaram que no aspecto emocional 100 % dos alunos consideram a participação no clube de robótica uma atividade divertida e 85% afirmaram que melhoraram o seu relacionamento com os professores e com os colegas da escola. Na dimensão comportamental 96,8% avaliaram que essa participação exige esforço e persistência assim como 72, 6% opinaram que essa participação também os motiva a frequentar a escola, e 74,2 % consideram que melhoraram a concentração nos estudos. Na dimensão cognitiva 75% dos estudantes apontaram que a robótica ajudou a melhorar o aproveitamento nas outras matérias em sala de aula e 67,7% que também corroborou na leitura e interpretação de problemas. Na dimensão agêntica, 80,6% se sentem mais à vontade para expressar suas opiniões e 62,9% se sentem mais estimulados a questionar as suas aprendizagens a partir do envolvimento com a robótica, confirmando nossa hipótese de que a robótica educacional trouxe contribuições favoráveis ao engajamento dos estudantes participantes dos clubes de robótica enquanto um espaço de colaboração, de construção de novos conhecimentos de forma significativa que promove o protagonismo e a motivação dos alunos provocando positivamente mudanças afetivas, comportamentais, cognitivas e agênticas neste cenário.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectEducação – Participação de alunospt_BR
dc.subjectClubes de robóticapt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleClubes de robótica na rede municipal do Recife : uma análise da perspectiva do engajamento estudantilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0269153257895460pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1120580802653357pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to analyze how the educational robotics developed in the clubs of the schools located in Rede Municipal de Recife (RMER) contributed to the engagement of the students involved. The repercussions of this action as the victories and victories in robotics championships have impelled us to investigate a theme still recent in Brazil, but deeply studied in the international scope and that have a direct impact on the quality of teaching: the student engagement. And for a qualitative analysis of the data we constructed an instrument to measure the indicators of engagement in the dimensions: emotional, behavioral, cognitive and agentic through a literature review that guided this work. The data collection was carried out in five robotic clubs of RMER, in which we interviewed 62 students through a form with 16 questions that addressed the dimensions of student engagement. The results presented in this research pointed out that in the emotional aspect 100% of the students consider the participation in the robotics club a fun activity and 85% affirmed that they improved their relationship with the teachers and with the classmates of the school. In the behavioral dimension, 96.8% evaluated that participation requires effort and persistence, as 72.6% said that participation also motivates them to attend school, and 74.2% consider that they improved their concentration in the studies. In the cognitive dimension, 75% of the students pointed out that robotics helped to improve achievement in other subjects in the classroom and 67.7%, which also corroborated in reading and interpreting problems. In the agentic dimension, 80.6% feel more comfortable expressing their opinions and 62.9% feel more stimulated to question their learning from their involvement with robotics, confirming our hypothesis that educational robotics brought favorable contributions to the engagement of students participating in robotics clubs as a space for collaboration, to construct new knowledge in a meaningful way that promotes the protagonism and motivation of students positively provoking affective, behavioral, cognitive and agonistic changes in this scenario.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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