Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34151
Share on
Title: | Coreografias didáticas no ensino superior: uso da metodologia Problem Based Learning (PBL) integrado a um ambiente virtual de aprendizagem |
Other Titles: | Coreografias didáticas no ensino superior: um estudo de caso do curso de Medicina -UFPE/Caruaru com base no uso de Problem Based Learning (PBL) integrado ao Moodle |
Authors: | OLIVEIRA, Carla Cristina Braz de |
Keywords: | Aprendizagem baseada em problemas; Tecnologia educacional; Estudantes de medicina; UFPE - Pós-graduação |
Issue Date: | 13-Apr-2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Este trabalho tem objetivo de analisar as coreografias didáticas de um grupo de professores e alunos de curso superior de Medicina que integra a metodologia PBL com um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Assim, temos como objetivos específicos: analisar como os professores antecipam as aprendizagens e promovem a colocação em cena no AVA Moodle a partir da metodologia PBL e identificar os modelos base dos alunos e o produto das mesmas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada num estudo de caso com alunos e tutor do 6º Período do curso de Medicina (UFPE/Caruaru) da Competência Distúrbios Motores, Sensoriais e da Consciência. Fizemos uso de instrumentos de coleta de dados como: questionários e observações (online e presencial), porém, inicialmente realizamos, além de uma análise documental, entrevistas com o responsável pela criação do curso, para compreender a integração do AVA com a PBL, além de um reconhecimento de campo. A análise dos dados se deu considerando quatro categorias definidas a priori: antecipação, colocação em cena, produto da aprendizagem, modelo base da aprendizagem. Os resultados revelaram que o planejamento é realizado por todos os responsáveis pela Competência, inclusive o tutor. Estes levam em consideração o conhecimento prévio dos estudantes, cuja colocação em cena segue com precisão os documentos: Plano de Ensino e o Guia do Tutor. Por sua vez, os alunos, para atingir as habilidades e competências previstas, negociam, memorizam, solucionam problemas, constroem conceitos, entre outros. Com relação aos modelos base identificamos: Resolução de problemas, Aprendizagem através de discursos reais e principalmente Aprender a negociar como os mais presentes na integração da metodologia a um AVA e referente ao Produto de Aprendizagem os resultados em média foram positivos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34151 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Carla Cristina Braz de Oliveira.pdf | 2,51 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License