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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33885

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Título: Formação de estratégia e incrementalismo lógico no Terceiro Setor: o caso da ADESCO – Associação para o Desenvolvimento da Comunidade da Chã de Jardim
Autor(es): PEREIRA, João Gabriel Barrêto
Palavras-chave: Terceiro Setor; Estratégia; Incrementalismo lógico
Data do documento: 15-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta dissertação objetiva analisar a formação de estratégia em uma organização do terceiro setor sob a perspectiva do Incrementalismo Lógico, utilizando-se, para tanto, de um estudo de caso da Associação para o Desenvolvimento da Comunidade da Chã de Jardim - ADESCO, no município de Areia, estado da Paraíba. A carência de estudos que atrelem o tema da estratégia a tal tipo de organização e a constatação de que as Organizações Não Governamentais vêm crescendo em número e importância na sociedade, motivaram a realização deste trabalho. A tipologia do Incrementalismo Lógico foi escolhida como lente teórica para a análise por amalgamar elementos que consideram a constituição da estratégia de maneira deliberada e emergente. A investigação utilizou-se de entrevistas semiestruturadas, análise documental, pesquisa de campo e observação direta não participante como procedimentos metodológicos. Os resultados apontaram que a gestão estratégica permeia as organizações do terceiro setor, embora voltando-se para objetivos distintos daqueles visados pela iniciativa privada, podendo ser encontradas semelhanças e diferenças entre ambas as gestões. Contudo, as idiossincrasias das ONG's em relação às organizações atuantes no mercado, notadamente a ênfase atribuída ao aspecto social e ao econômico, respectivamente, devem ser salientadas e pautar o pensamento estratégico para que este se adeque à cada realidade organizacional. Espera-se que este estudo auxilie na compreensão de que as gestões estratégica e social podem coexistir e contribua para o fortalecimento do campo da estratégia, cujo espectro de pesquisas na Administração amplia-se constantemente, em virtude da necessidade de se responder às novas circunstâncias em que as organizações se inserem e das quais passam a fazer parte.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33885
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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