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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33727

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Title: Síndrome de Burnout, apego e saúde mental em docente de escola pública e particular
Authors: BELTRÃO, Tatiane Galvão de Azevêdo
Keywords: Burnout; Saúde mental; Ansiedade.
Issue Date: 25-Apr-2018
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O estudo buscou verificar as relações das variáveis que possuem significância sobre a incidência da síndrome de burnout, a partir da investigação dos aspectos psicológicos identificados nos professores e os aspectos institucionais de ensino das redes pública e particulares de Pernambuco. A pesquisa envolveu a participação de 103 professores do ensino médio, da região metropolitana do Recife e foram utilizados como instrumentos de coleta o questionário sociodemográfico, o MBI, o ECR, o SF-36, o TJSQ e o HSCL. Os resultados provenientes de análises estatísticas demonstraram que, nas escolas particulares, os docentes possuem índices médios estatisticamente maiores, em relação à dimensão de exaustão emocional; índices médios menores, em relação à dimensão da realização profissional e menores índices de despersonalização, comparados aos professores da rede pública, o que confirma que os professores da rede particular estão passando por um desgaste físico e emocional maior relativamente aos professores da rede pública de ensino. Os níveis de ansiedade mais elevados foram encontrados nos docentes das escolas particulares e a ansiedade apresenta relações em quase todas as dimensões de satisfação no trabalho, como as condições materiais, recompensas pessoais e a natureza do próprio trabalho. Os índices de saúde mental dos professores da rede pública se apresentam maiores, pressupondo que os docentes das escolas particulares estão mais comprometidos com a saúde mental. As características pessoais analisadas, a partir da teoria do apego, demostram que os docentes, em sua maioria, possuem o apego seguro e que esta espécie traz relações negativas com a despersonalização, tanto nas redes públicas como nas particulares. O apego seguro também apresentou relação positiva no tocante a realização pessoal dos docentes das escolas públicas. Os professores que possuem o apego do tipo evitante não demonstram estar realizados profissionalmente em ambas as redes de ensino. O ambivalente apresenta ter uma maior realização profissional e despersonalização.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33727
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

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