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Título : Ensinar matemática na educação infantil do campo: análises em escolas do município de Igarassu
Autor : SANTOS, Simone Rodrigues Martins
Palabras clave : Educação infantil; Educação - Matemática; Educação rural; UFPE - Pós-graduação
Fecha de publicación : 13-mar-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o ensino de Matemática na Educação Infantil do Campo da rede municipal de ensino de Igarassu. Como objetivos específicos identificar o perfil dos professores da Educação Infantil do Campo do município; levantar e analisar os conteúdos matemáticos e recursos trabalhados pelos professores na realização das atividades e verificar como os professores compreendem e vivenciam a Matemática na Educação Infantil do Campo. É uma pesquisa exploratória, desenvolvida na rede municipal de Igarassu. Para fundamentar a investigação apoiamo-nos nos referenciais teóricos e metodológicos da Educação do Campo, da Educação Matemática e Educação Infantil. A produção dos dados de pesquisa foi realizada por meio da utilização de questionários, da observação de 5 aulas de Matemática, sendo registradas em diário de campo e de entrevistas com 2 professoras. Os resultados dos questionários apontam que dos 86 professores que participaram da formação, 38 entregaram os questionários respondidos. O dado relevante e que nos chamou atenção foi a formação continuada não ser específica para os professores do Campo, havendo uma formação conjunta para os professores do Campo e urbano. Nas entrevistas e nas observações pudemos identificar que ambas as escolas eram em comunidades que tinham dificuldades em recursos materiais e financeiros. A escola A se mostrou menos envolvida com as questões do Campo e articulação com o ensino da Matemática. Também não vimos por parte da gestão alguma discussão relacionada à trabalhar a especificidade do Campo. Na escola B a gestora mostrou-se bastante envolvida e atuante nos projetos da escola. Inferimos haver esse diferencial em termos de valorizar o Campo nas práticas docentes e os saberes subjacentes entre as duas escolas por conta desse apoio da gestão. Na prática as professoras elaboraram atividades interessantes e distintas e recursos que lhes eram disponíveis, havendo um diferencial da professora da escola B que confeccionava seus recursos. Elas trabalharam diferentes conteúdos e recursos citados na entrevista, mas a condução das atividades algumas vezes não foi realizada com êxito, em especial a professora da escola A. Verificamos que o ensino da Matemática na Educação Infantil do Campo está presente na rede de ensino investigada, contudo foi mais evidente na escola B, tanto com relação ao apoio gestor quanto à dinâmica dos conteúdos e prática na sala de aula.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33606
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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