Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33256

Share on

Title: Atendimento médico em consultas: um estudo sob a ótica da pesquisa transformativa em serviços
Authors: PAULA, Brenda Allana Santos de
Keywords: Consultas médicas; Relação médico paciente; Pesquisa transformativa
Issue Date: 20-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Nos serviços médicos, muitas vezes, os consumidores se encontram em uma situação de vulnerabilidade potencial, em razão de falta de experiência e conhecimento na área, fazendo com que surjam preocupações com seu bem estar. O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo aponta, dentre as principais queixas na relação médico-paciente, irregularidades relacionadas à má assistência e/ ou atendimento ao paciente, como os casos deles mal serem ouvidos, recebendo prontamente um diagnóstico generalizado. Dessa forma, esse estudo teve como finalidade entender como se dá a avaliação da consulta médica, na perspectiva da pesquisa transformativa em serviços. Para isso, foram realizadas entrevistas com pacientes, médicos e estudantes de medicina. As análises dos dados ocorreram por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que o elemento tido como de maior importância para o bem estar nesse encontro de serviço é o intercâmbio de informações, sendo nesse enfoque que o tempo de duração das consultas, o nível de conhecimento do consumidor sobre condições clínicas e a modalidade de atendimento (plano de saúde ou particular) pode influenciar a realização das consultas. Ao fim, a partir dos achados, foram apresentadas proposições transformativas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33256
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Brenda Allana Santos de Paula.pdf3,43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons