Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33250

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPOSTAL, Ricardo-
dc.contributor.authorSOUZA, Ágnes Christiane de-
dc.date.accessioned2019-09-19T17:36:32Z-
dc.date.available2019-09-19T17:36:32Z-
dc.date.issued2018-07-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33250-
dc.description.abstractO presente trabalho analisa como se dão os processos de percepção de si e de abertura à alteridade a partir de O filho de mil homens e A máquina de fazer espanhóis, romances do autor português Valter Hugo Mãe. A reflexão aqui feita diz respeito ao movimento pessoal que Antonino e senhor Silva fazem, pois tanto a percepção de si quanto a abertura à alteridade dependem da ação dos personagens. Apesar da importância da presença de interlocutores nas relações, o que é colocado aqui é como não há lugar para passividade e padronização. Para enriquecer teoricamente essas discussões, dialoguei com Lévinas (2000, 1997, 1988), Butler (2015), Foucault (1991) e Hall (1990), no que diz respeito a questões como éthos, identidades, processos de homogeneização e luta contra uma ontologia insustentável; além de Baricco (2010), Todorov (2011), Said (2010) e Kristeva (1994), no que diz respeito a concepções de bárbaros e suas insustentabilidades, bem como com Landowski (2002), Derrida (2015), Paterson (2007) e Lévi-Strauss (1990), no que concerne à alteridade. A partir de tais diálogos, é possível enxergar, na obra de Mãe, a crença nas relações interpessoais através de processos que exprimam abertura para o outro e respeito às subjetividades.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPercepção de sipt_BR
dc.subjectOutropt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.titlePercepção de si e alteridade na obra de Valter Hugo Mãept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9929383036836171pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4468145682489069pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxEl presente trabajo analiza como se dan los procesos de percepción de sí y de apertura a la alteridad a partir de O filho de mil homens e A máquina de fazer espanhóis, novelas del autor portugués Valter Hugo Mãe. La reflexión aquí desarrollada se relaciona al movimiento que Antonino y senhor Silva hacen, ya que tanto la percepción de sí como la apertura a la alteridad dependen de la acción de los personajes. A pesar de la importancia de la presencia de interlocutores en las relaciones, lo que es puesto aquí es como no hay lugar para pasividad y estandarización. Para enriquecer teóricamente esas discusiones, dialogué con Lévinas (2000, 1997, 1988), Butler (2015), Foucault (1991) y Hall (1990), en lo que concierne a las cuestiones comoéthos, identidades, procesos de homogeneización y lucha contra una ontología insustentable; y también Baricco (2010), Todorov (2011), Said (2010) y Kristeva (1994), en lo tocante a las concepciones de bárbaros y sus insustentabilidades, así como con Landowski (2002), Derrida (2015), Paterson (2007) y Lévi-Strauss, en lo que concierne a la alteridad. A partir de tales diálogos, es posible vislumbrar, en la obra de Mãe, la creencia en las relaciones interpersonales a través de los procesos que expriman apertura para el otro y respecto a las subjetividades.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ágnes Christiane de Souza.pdf608,04 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons