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Título : Estilos de aprendizagem, aceitação e uso efetivo de ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo em curso de Administração Pública EAD
Autor : GOMES FILHO, Daniel Mariano
Palabras clave : Estilos de Aprendizagem; Ensino Superior à distância; Ambientes virtuais de Aprendizagem
Fecha de publicación : 2-may-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Este estudo busca compreender as possíveis relações entre os estilos de aprendizagem e a teoria unificada de aceitação e uso efetivo de tecnologias - UTAUT, representada pelo uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) por discentes do curso superior em Administração Pública na modalidade Educação a Distância (EAD) ofertado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). A EAD é uma modalidade que levanta discussões sobre utilização de tecnologias desde o início do século XXI. Para Kolb (1984; 1986), eles são denominados Acomodadores, Assimiladores, Convergentes e Divergentes e são identificados a partir das predileções dos indivíduos quanto a forma de aprender. A teoria unificada de aceitação e uso efetivo de tecnologias (UTAUT) busca aferir o grau que uma pessoa aceita ou rejeita determinada tecnologia. Realizou-se aprofundamento teórico nas literaturas sobre estilos de aprendizagem (KOLB, 1984; 1985; 1986; 1999a), EAD (MORAN, 2002; FORMIGA, 2009; KENSKI, 2012) e UTAUT (DAVIS, 1986; 1989) e (VENKATESH et al., 2003). Utilizou-se método estudo de caso com caráter quantitativo e foram coletadas informações por meio de uma Survey com amostra por conveniência e não-probabilística. Foram aplicadas técnicas de correlações de Pearson, coeficientes em pontos bisseriais, testes das hipóteses do modelo UTAUT e a central deste estudo. Identificou-se que o estilo predominante foi convergente seguido pelo assimilador e as correlações estatística foram insuficientes para comprovação das hipóteses testadas. Em contraposição ao estudo de Venkatesh et. al (2003), percebeu-se que a hipótese sobre atitude em relação ao uso da tecnologia não ter influência na intenção comportamental foi refutada, sugerindo o retorno da variável em estudos na EAD.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33249
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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