Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33199

Share on

Title: História de pescadores e pescadoras da Pedra Negra : uma proposta de educação patrimonial aplicada no ensino de História
Authors: LUCENA, Josirene Souza Inocêncio de
Keywords: História – Estudo e ensino; Memória coletiva; Identidade social; Patrimôno cultural; Pesca
Issue Date: 13-Nov-2018
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este trabalho tem como temática a cultura da pesca em Itapissuma e como ela pode ser apropriada de maneira positiva pela população, inclusive a escolar, através da educação Patrimonial. A finalidade é apresentar uma experiência pedagógica promovida a partir da articulação entre ensino de história, educação patrimonial e a metodologia da história oral. O projeto foi realizado com alunos do 9º ano do ensino fundamental, na escola pública municipal João Bento de Paiva, em Itapissuma. O objetivo geral foi problematizar e evidenciar a cultura da pesca como patrimônio cultural. Os conceitos de memória coletiva e de identidade coletiva serviram como base para nosso trabalho. Essa experiência possibilitou aos alunos realizar uma atividade pedagógica em outros espaços de memória, ter contato com uma técnica de produção de fontes históricas e com pessoas da comunidade, ampliando, dessa forma, a percepção sobre a escrita da história e o patrimônio cultural. A partir dos resultados das entrevistas, produzimos uma cartilha que objetivamos ser utilizada como um material pedagógico sobre a cultura da pesca em Itapissuma. Juntos, professora, alunos e comunidade, representada pelos pescadores/as, construímos conhecimento histórico sobre a história e a cultura do nosso lugar, chamado Itapissuma – Pedra Negra em tupi.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33199
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Josirene Souza Inocêncio de Lucena.pdf4,2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons