Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33181
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARÃES, Gilda Lisbôa | - |
dc.contributor.author | AMORIM, Natália Dias de | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-18T18:55:30Z | - |
dc.date.available | 2019-09-18T18:55:30Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33181 | - |
dc.description.abstract | O ensino de estatística foi inserido no currículo brasileiro da educação básica a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, no eixo denominado “tratamento da informação” nos anos iniciais. O livro didático é um dos instrumentos mais utilizados pelos professores em sala de aula. O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD é um dos mais antigos programas do governo brasileiro se constituindo como uma importante política pública responsável pela avaliação, compra e distribuição dos livros para escolas públicas de todo país. Nesse sentindo é fundamental analisar quais competências/objetivos são utilizados e valorizados pelo governo através dos documentos Guias do PNLD e os currículos de estatística apresentados nos livros didáticos, construindo assim a relação do currículo prescrito e o apresentado. Assim, este estudo tem como objetivo analisar possíveis influências do Guia do PLND sobre o livro didático de matemática referente ao ensino de estatística no ciclo de alfabetização. Para tal analisamos as orientações referentes ao eixo tratamento da informação das 5 (cinco) últimas edições (2004, 2007, 2010, 2013 e 2016) dos Guias de Livros Didáticos de Matemática do PNLD para o ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental) e (quatro) coleções didáticas que foram aprovadas em todas essas edições, realizando a analise do manual do professor (parte geral e especifica) e as atividades ligadas ao ensino de estatística. Os resultados evidenciam que os Guias apresentam dois grandes momentos de modificação. No Guia de 2007, no qual o foco deixa ser a leitura e interpretação de gráficos apresentando a necessidade do trabalho com dados da realidade física e social do aluno, que precisam ser coletados, organizados e apresentados pelos alunos e no Guia de 2016 no qual há uma ampliação no sentido do ensino de estatística voltado para pesquisa e suas etapas desde a construção da questão da pesquisa até a realização de conclusões. Os manuais dos professores se apresentam coerentes em relação ao que é proposto nos Guias ao longo dos anos e apresentam melhoras no sentido de apresentação e detalhamento de atividades. No que se refere às atividades podemos perceber um grande foco ainda nas atividades ligadas a gráficos e tabelas, em detrimento da realização de pesquisas. Todas as coleções apresentam pesquisas, mas pouco é solicitado que o aluno realize pesquisas. Gráficos e tabelas são apresentados prontos ou para serem completados, seguidos de perguntas pontuais em situações em sua maioria fictícias. Algumas fases da pesquisa não são exploradas como a questão da pesquisa, escala ou amostra. Poucas coleções conseguem apresentar atividades que solicitem ao aluno a realização de conclusões. Esperamos que com a publicação do Guia 2016 as próximas edições das coleções possam incorporar todas as fases de uma pesquisa, discutindo a função das mesmas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Estatística | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | O PNLD e o currículo de estatística em livros didáticos de matemática no ciclo de alfabetização | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7428243984993246 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2681053695821897 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching of statistics was inserted in the Brazilian curriculum in secondary education with the National Curricular Parameters - PCN, in the axis called "data analysis" in primary school. The textbook is one of the instruments most used by teachers in the classroom. The National Textbook Program - PNLD is one of the oldest programs of the Brazilian government, constituting itself as an important public policy responsible for the evaluation, purchase and distribution of textbooks for public schools throughout the country. In this sense it is fundamental to analyze which competences / objectives are used and valued by the government through the PNLD Guides documents and the statistical curricula presented in the textbooks, thus building the relationship of the prescribed curriculum with the presented one. Thus, this study aims to analyze possible influences of the Guide of PLND on the textbook of mathematics concerning the teaching of statistics in the first year of primary school. In order to do so, we analyze the guidelines regarding the treatment of information in the 5 (five) last editions (2004, 2007, 2010, 2013 and 2016) of the PNLD Mathematics Didactic Book Guides for these grade (1st, 2nd and 3rd year of primary education) and (four) textbooks collections that were approved in all these editions, carrying out the analysis of the teacher's manual (general and specific part) and the activities related to teaching statistics. The results show that the Guides present two great moments of modification. In the 2007 Guide, in which the focus is left to be the reading and interpretation of graphs presenting the need of the work with data of the physical and social reality of the student, that need to be collected, organized and presented by the students and in the Guide of 2016 in which there is an increase in the teaching of statistics oriented to research and its stages from the construction of the research question to the conclusion of conclusions. The teachers' manuals are consistent with what is proposed in the Guides over the years and present improvements in the presentation and detail of activities. With regard to activities, we can see a great focus still on the activities linked to graphs and tables, to the detriment of researches. All collections feature surveys, but little research is required. Graphs and tables are presented ready or to be completed, followed by punctual questions in mostly fictitious situations. Some phases of the research are not explored as the research question, scale or sample. Few collections are able to present activities that require the student to draw conclusions. We hope that with the publication of Guide 2016 the next editions of the collections can incorporate all the phases of a research, discussing their function. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Natália Dias de Amorim.pdf | 3,18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons